O Governo Federal lançou oficialmente o IPI Verde, que entra em vigor daqui a 90 dias. O objetivo é incentivar o uso de tecnologias mais sustentáveis nos automóveis. A redução do imposto será de acordo com classificações de potência e eficiência, de forma que carros menos poluentes e mais sustentáveis sejam beneficiados. Porém, no caso dos veículos que não se encaixam nesses padrões, o IPI ficará maior das picapes e SUVs a diesel. Mas, o aumento do imposto será menor do que se imagina.
Para entender isso, as novas regras impostas pelo programa, para veículos de passeio — onde se encaixam os SUVs a diesel —, a nova alíquota base é de 6,3%. A partir daí, ela sofre aumentos ou reduções, de acordo com o tipo de motorização (flex, gasolina, híbrido, diesel, etc), eficiência energética, potência, reciclabilidade, desempenho estrutural e tecnologias assistivas à direção.
Por terem motores a diesel, os SUVs recebem um aumento de 12% na alíquota, chegando a 18,3%. Os SUVs a diesel mais potentes do Brasil (como o Discovery 130 e o Mercedes GLE 400d) são híbrido leve, logo, têm um aumento de 4% no IPI e não de 5,5%, que é a alíquota para o pior cenário possível.
Como todos os SUVs a diesel do Brasil têm mais de 115 cv, eles serão penalizados nesse quesito, que pode variar entre 1,5% e 4% de aumento na alíquota. Então, no pior dos casos, o IPI dos SUVs a diesel chegará no máximo em 21,8%. Parece um valor absurdo, mas não chega a tanto, afinal, a alíquota atual é de 18,8%. Uma diferença de apenas 3 pontos percentuais.
Para entender como isso afeta o mundo real, vamos considerar que o preço de um carro, antes de todos os impostos, seja R$ 300.000. Com a alíquota atual de 18,8%, seu preço final seria de R$ 356.430.
Agora, considerando um IPI de 21,8%, o mesmo carro passa a ter preço final de R$ 365.400. É um aumento de R$ 8.970, ou de 2,52%, aproximadamente. No caso das picapes, o aumento é ainda menor. Utilitários e veículos comerciais leves terão uma alíquota base menor, de 2,9%. Ao imaginar o pior cenário possível, as caminhonetes diesel terão uma alíquota máxima de 6,4%. Atualmente, seu IPI é de 5,2%.
Considerando que uma picape média a diesel custe R$ 300.000, seu preço final com o IPI atual de 5,2% seria de R$ 315.600. Nas regras do IPI verde, o novo valor passa a ser de R$ 319.200. É um aumento de R$ 3.600, ou 1,14%.
Uma boa forma para entender isso é observar as penalidades em relação à motorização. O Jeep Commander com motor a gasolina sofrerá uma penalidade de 6,5%, enquanto as versões com motor a diesel terão penalidade máxima de 12%.
O maior efeito do novo IPI Verde poderá ser, no futuro, a eletrificação das picapes médias e dos SUVs diesel – algo que, na prática, já vem sendo trabalhado por alguns fabricantes.
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