BRASIL

Gigante chinesa inaugura mega fábrica e apresenta novo carro plug-in flex

BYD apresentou o primeiro veículo híbrido plug-in flex do mundo, capaz de funcionar com qualquer proporção de etanol e gasolina

A fábrica da BYD, em Camaçari (BA), promete gerar até 20 mil empregos diretos e indiretos. (foto: Ricardo Stuckert / PR)
A fábrica da BYD, em Camaçari (BA), promete gerar até 20 mil empregos diretos e indiretos. (foto: Ricardo Stuckert / PR)

A chinesa BYD, gigante asiática, inaugurou mega fábrica de R$ 5,5 bilhões, em Camaçari (BA), e promete gerar até 20 mil empregos diretos e indiretos. A unidade vai produzir veículos elétricos e híbridos com tecnologia desenvolvida em parceria entre engenheiros brasileiros e chineses.

O presidente Lula (PT) participou da inauguração e exaltou a trajetória do presidente e fundador da empresa, Wang Chuanfu, a quem chamou de “gênio da tecnologia e do carro elétrico”. O presidente destacou ainda o exemplo de superação do empresário chinês, que ficou órfão na adolescência e construiu uma das maiores companhias do mundo no setor automotivo.

A BYD, presente no Brasil há mais de uma década, instalou sua nova unidade na antiga fábrica da Ford, que encerrou as atividades em Camaçari, em janeiro de 2021. As obras para adaptação do espaço da fábrica da BYD no Brasil começaram em março de 2024. O complexo recebeu a certificação internacional I-REC, que garante que 100% da energia elétrica consumida vem de fontes limpas e renováveis.

A planta tem capacidade inicial para produzir 150 mil veículos por ano, número que deve dobrar para 300 mil na segunda fase do projeto. Atualmente, a unidade realiza apenas a montagem de veículos, mas a produção será totalmente nacionalizada a partir de 2026, incluindo etapas de estamparia, soldagem e pintura, além de ampliar o uso de componentes fabricados no Brasil.

Durante a cerimônia, a BYD apresentou o primeiro veículo híbrido plug-in flex do mundo, capaz de funcionar com qualquer proporção de etanol e gasolina. O sistema foi desenvolvido em parceria entre engenheiros brasileiros e chineses, especialmente para atender às características do mercado nacional.

Além da nova fábrica da BYD na Bahia, a empresa mantém outras operações no país, com unidades produtivas em Campinas (SP) e Manaus (AM), e planeja expandir sua presença para outros países da América Latina.