Com o propósito de melhorar o atendimento e concentrar em um único local físico os serviços públicos mais demandados pelo cidadão, a AIRAZ Administradora, gestora dos shopping centers e galerias comerciais do Grupo Zaffari, e o Governo do Estado do Rio Grande do Sul, assinaram contrato para a abertura de uma unidade do Tudo Fácil no Bourbon Shopping San Pellegrino, em Caxias do Sul. A operação passa a funcionar ainda no primeiro semestre de 2022 e irá oferecer serviços municipais, estaduais e federais para as cidades de Caxias do Sul e de mais 53 municípios da região Nordeste do Estado, incluindo Bento Gonçalves, Flores da Cunha, Garibaldi, Guaporé e Vacaria. A previsão é que o local receba mais de 350 mil pessoas ao ano, o que equivale a 30% da população da região.
A unidade de atendimento ocupará uma área de mais de 700m², estará localizada no primeiro andar do shopping e deve ser responsável pela abertura de 94 postos de trabalho para a região, sendo todos por contratação terceirizada. O documento foi assinado por Claudio Gastal, Secretário de Planejamento, Governança e Gestão do Governo do Estado, e Claudio Luiz Zaffari, Diretor do Grupo Zaffari.
De acordo com Claudio Zaffari, é preciso parabenizar as partes pelo esforço em poder entregar mais uma facilidade para a população.
“Esse é um processo que o Estado vem trabalhando há muito tempo e que agora está sendo replicado nos municípios. Essas coisas todas aproximarão ainda mais as pessoas e os shoppings terão papel fundamental nisso, com a sua estrutura, com seus estacionamentos, seus espaços e a sua segurança para melhorar ainda mais esse serviço para a população que antes precisava se deslocar para diversos pontos para obter os serviços”, disse.
Já o secretário Gastal ressaltou a digitalização dos trabalhos em todo o Rio Grande do Sul. Para ele, o que faltava era decentralizar os serviços que até então ficavam restritos em Porto Alegre.
“O conceito é esse, trabalhar regionalmente. Caxias é um polo da Serra Gaúcha e movimenta milhões de pessoas. O que queremos é poder oferecer em um espaço com o conforto de um shopping center, com todo seu serviço, seu entretenimento, um espaço do Estado servindo ao cidadão”.
Serviços à população
De acordo com o Governo, o Tudo Fácil Caxias do Sul irá implementar as soluções de forma gradativa. A unidade também colocará à disposição do público, serviços do Procon, que ainda não estão contemplados entre os serviços oferecidos pelo Tudo Fácil no Estado, além de atendimentos do DetranRS, Corsan, INSS, IPE Previdência, IPE Saúde e Ouvidoria Geral do Estado.
Dessa forma, a população terá acesso, em um mesmo local, à: realização da primeira e segunda via de documento de identidade e CPF; orientações sobre emissão de seguro-desemprego e oferta de vagas de trabalho (FGTS); protocolos do DetranRS, como apresentação e revisão de condutor e recursos de infração; solicitações relacionadas a hidrômetros, rede de esgoto e abastecimento de água; emissão de senhas e entrega de documentação para o INSS; concessão e renovação de pensão e serviços para o pensionista do IPE Previdência; habilitação de segurado, inclusão ou cancelamento de PAC e PAMES pelo IPE Saúde, entre outros serviços de cada entidade.
Além do Tudo Fácil no Bourbon Shopping San Pellegrino, também foi firmado o contrato para a abertura de uma unidade do Tudo Fácil no Bourbon Shopping Wallig, em Porto Alegre. As inaugurações fazem parte de um projeto do Governo do Estado de expansão de unidades do Tudo Fácil na Capital e Interior. O plano prevê também a abertura de novas centrais de atendimento em cidades como Lajeado, Passo Fundo e Rio Grande.
O Tudo Fácil
A primeira Unidade de atendimento presencial foi inaugurada em 1998 no Centro da cidade de Porto Alegre, chamada na época, de Central de Serviços ao Cidadão, o Tudo Fácil Centro. Considerando a grande procura pelo atendimento presencial, em 2006 foi inaugurada a segunda Unidade em Porto Alegre, o Tudo Fácil Zona Norte, no bairro Cristo Redentor, com a proposta de atender moradores de bairros próximos e da região metropolitana. Tendo em vista que era uma reivindicação da comunidade e o crescimento na região, em 2010, foi inaugurada a Unidade Tudo Fácil Zona Sul, também em Porto Alegre, no Bairro Tristeza, a fim de atender esta população. Estas Unidades atendem, anualmente, cerca de 1,2 milhão de cidadãos, com base no levantamento dos atendimentos do ano de 2019.