
A venda de uvas direto do produtor nas praças centrais de Caxias do Sul terminou nesta sexta-feira (28) com o registro de cerca de trinta toneladas comercializadas. Com o fim da safra, nos últimos dias a oferta estava restrita à Praça Dante Alighieri, pois já havia terminado nas praças Dante Marcucci (da Bandeira) e João Pessoa. A venda de uva nas praças é um programa da Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA).
Entre as variedades oferecidas estiveram Carmem, Niágara branca e rosa (variedades americanas) e Itália, Rubi, Benitaka, Moscato Poloski, Ribol, BRS Núbia e Alphonse Lavalle (variedades europeias). Apesar das dificuldades climáticas de 2024, a safra foi considerada de ótima qualidade.
“Tivemos muitas consequências das chuvas de maio na estrutura viária da região e até parreirais que foram prejudicados pela força da enchente”, diz o titular da SMAPA, Rudimar Menegotto.
No entanto, segundo ele, as condições do clima de setembro a dezembro favoreceram o florescimento e a maturação dos frutos.
“O que se viu foi uma uva de ótimo desenvolvimento, em alguns casos um pouco precoce. Mesmo assim, podemos dizer que foi uma safra excelente”, acrescenta.
Desde o começo da safra as uvas vieram dos parreirais dos produtores rurais Ademir Zanrosso (Linha 40), Sérgio Sartor (Santa Lúcia do Piaí) e Nelson Piccoli (Nossa Senhora da Saúde), que ficaram encarregados das bancas. Para garantir um produto de qualidade ao consumidor, a comercialização contou desde o início com supervisão dos técnicos da SMAPA.