Apreciadores do vinho brasileiro que desejam conhecer em primeira mão o resultado da safra 2019 devem estar atentos; As inscrições para a 27ª edição da Avaliação Nacional de Vinhos abrem às 9h do dia 4 de setembro e, a julgar por anos anteriores, rapidamente se esgotam. Basta acessar www.enologia.org.br e fazer a inscrição. Não é necessário ser um conhecedor de vinhos, apenas apreciar a bebida. O evento reúne enólogos, sommeliers, empresários e lideranças do setor, mas também leigos no assunto. O encontro será no dia 28 de setembro, no Pavilhão E do Parque de Eventos de Bento Gonçalves.
Leia mais
36º Batalhão de Polícia Militar forma novos operadores em Atendimento Pré-Hospitalar em Combate
Tráfego na BR-470, entre Bento Gonçalves e Veranópolis, será em sistema de pare e siga neste final de semana
Novas formas de emprego e gestão empresarial: os caminhos apontados na 1ª edição do CIC Connection em Caxias do Sul
Mas atenção, não se pode dizer qe o valor seja uma pechincha: R$ 390,00 para o público em geral e R$ 300,00 para associados da ABE, com direito a participar da degistação e depois do almoço que é um verdadeiro banquete. São mais de 8 horas de evento, entre abertura, degustação e comentários, homenagens, prova de espumantes e almoço. Um encontro também de aprendizado e confraternização.
Trata-se da maior degustação de vinhos de uma safra do mundo, registra 338 amostras inscritas por 47 vinícolas de oito regiões produtoras brasileiras dos estados da Bahia, Minas Gerais, Santa Catarina, São Paulo e Rio Grande do Sul. No encontro, serão conhecidos os 30% mais representativos da Safra 2019 e o público terá o privilégio de degustar 16 amostras selecionadas para o grande momento do vinho brasileiro.
É o presidente da Associação Brasileira de Enologia (ABE) – entidade promotora -, enólogo Daniel Salvador, quem alerta para que os apreciadores fiquem atentos pois a procura é grande e historicamente as vagas se encerram ainda no primeiro dia. “A Avaliação é muito disputada, sendo encontro e reencontro de amigos do vinho”, destaca.
Etapa por etapa
O evento mais concorrido do Brasil pelos apreciadores de vinhos começou ainda em junho, com a inscrição das amostras pelas vinícolas. No mês seguinte, técnicos da ABE e da Embrapa Uva e Vinho, percorreram o Brasil para coletar os vinhos diretamente dos tanques de aço inox. Teve amostra que chegou a percorrer 3 mil quilômetros para chegar na Capital Brasileira do Vinho. Amostras recolhidas, a terceira etapa foi degustar e avaliar cada vinho. Este trabalho está sendo realizado de 27 de agosto a 5 de setembro por 120 enólogos.
O resultado será divulgado no dia 28 de setembro, quando será anunciada a relação dos 30% mais representativos, ou seja, 102 amostras, diante das 338 inscritas por 47 vinícolas de oito regiões produtoras brasileiras. O público poderá degustar 16 amostras selecionadas entre os 30%, provando a representatividade da Safra 2019.
O EVENTO
O que? 27ª Avaliação Nacional de Vinhos – Safra 2019
Número de amostras: 338 amostras
Vinícolas: 47
Regiões e estados: Vale do São Francisco (BA), Sul de Minas (MG), Leste de São Paulo (SP), Planalto Catarinense (SC) e no RS a Serra Gaúcha, Campanha, Serra do Sudeste e Campos de Cima da Serra.
Fotos: Jeferson Soldi