Ocorreu na tarde de quinta-feira (18), no Salão Nobre da Prefeitura de Bento Gonçalves, o lançamento da quarta edição da Tecnovitis – Feira de Tecnologia para a Viticultura. O evento será de 1º a 3 de dezembro nas dependências do Hotel Villa Michelon, no Vale dos Vinhedos, e é realizado a cada dois anos pelo Sindicato Rural da Serra Gaúcha.
A Tecnovitis reúne marcas nacionais, internacionais, exposição de máquinas, seminários semipresenciais e híbridos, audiência pública, oficina de drones, startups, entre outras novidades para o meio rural. Aproximadamente 80 expositores estão confirmados, uma ampliação de aproximadamente 30% em relação à última edição. Também a área de exposição aumentou. A feira será oportunidade ainda para a realização da 56ª Reunião da Câmara Setorial Produtiva da Viticultura.
O presidente da Tecnovitis, Elson Schneider (foto abaixo), ressalta a necessidade do evento de promover os avanços para o setor. “As instituições perceberam o quanto é importante de ir ao encontro do setor, bem como também, as empresas que detém a tecnologia”, falou. Ele acenou ainda para a possibilidade de ampliar o escopo do evento para outras frutos, como o cultivo do pêssego, tão importante na região.
O chefe-geral da Embrapa – Uva e Vinho, representando as entidades parceiras da Tecnovitis, Adeliano Cargnin relembra que a Tecnovitis está consolidada na região e que a Embrapa é apoiadora do evento, não só desta quarta edição. “Queremos assumir o compromisso para os próximos anos. A Tecnovitis é um local em que as empresas podem levar para o produtor suas tecnologias e conhecimento. É um evento para o nivelamento com o setor”.
Luís Fernando Cavalheiro Pires (foto abaixo), representando o sistema Farsul-RS, destacou que a Tecnovitis tem um trabalho de qualificação. A ideia do Senar é qualificar e preparar os produtores rurais para nossas tecnologias e os desafios. Estamos aqui no principal centro de produção de uva e vinho do Brasil. E a Serra Gaúcha é exemplo de empreendedorismo. A Tecnovitis é um orgulho para Bento, RS e o Brasil. Representa o que é melhor no que representa a uva e vinho do Brasil”, disse.
O Prefeito Diogo Siqueira destacou que “a Tecnovitis é muito importante para Bento Gonçalves e para Serra Gaúcha. Ela movimenta o setor, apresenta tecnologias e oportunidades. Nosso Município é o maior produtor de vinho, conta com indústrias que investem na tecnologia, e precisamos estar pensando na frente, buscando desenvolvimento. Falamos muito do simples realizado com excelência. Precisamos cuidar e valorizar o interior e o agricultor. Precisamos mostrar nosso maior produto que é o vinho e fomentar o turismo. A Tecnovits proporciona esse debate, esse avanço. Parabéns e sucesso ao evento”.
A 4ª edição da Tecnovits tem a promoção e realização do Sindicato Rural da Serra Gaúcha (SRSG), com o apoio do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.