Uma audiência pública marcada para esta quinta-feira (24), às 19h, de forma presencial, vai apresentar a fase de levantamento e diagnóstico do Plano de Gestão e Desenvolvimento da Paisagem do Vale dos Vinhedos (Plan-Vale). A reunião ocorrerá no salão da Sociedade Recreativa e Cultural 8 da Graciema, no Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves.
A audiência pública será conduzida pela empresa contratada pelas prefeituras de Bento Gonçalves, Monte Belo do Sul e Garibaldi, responsáveis pela execução do plano a partir de uma solicitação do IPURB. A proposta é estabelecer diretrizes estratégicas voltadas à proteção da paisagem e ao desenvolvimento equilibrado da região.
Sobre o Plan-Vale
O Plan-Vale busca integrar crescimento econômico, preservação ambiental e valorização cultural. Elaborado por uma comissão técnica com participação das prefeituras, especialistas, e a comunidade local. As instituições incluem o Ministério Público Estadual. O plano deverá servir como base para futuras revisões dos planos diretores dos três municípios.
A metodologia atual envolve três frentes: sistematização das informações coletadas, análise da realidade regional e construção de uma visão coletiva de futuro para o território. Segundo o arquiteto Vinícius Ribeiro, responsável pelo projeto, a previsão é de que essa etapa seja concluída em abril. Isso ocorrerá após workshops e a audiência pública com a comunidade.
“O desenvolvimento ordenado nos obriga a planejar de forma sustentável, preservando nossa valiosa identidade econômica e cultural”, afirma Deborah Villas-Bôas Dadalt, diretora de infraestrutura e enoturismo da Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (Aprovale).
“Acreditamos que o Plano de Gestão Integrada será o instrumento ideal para nortear novos empreendimentos, com a segurança e a tranquilidade de que estão em consonância com a legislação e conectados com a vocação da região. Será uma alavanca para os investimentos no Vale e embasará a inovação que nosso território necessita para continuar relevante.”
Princípios do Plano
O plano é guiado por cinco princípios: sustentabilidade cultural e paisagística, turismo equilibrado, gestão e proteção integradas, participação comunitária e estímulo à inovação e competitividade regional.
Entre os meses de junho e agosto, todo o material será compilado. A finalização do Plan-Vale está prevista para setembro, quando será apresentado aos representantes dos três municípios envolvidos.