A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou, nesta sexta-feira(29), que vai manter a bandeira verde para o consumo de energia em agosto para todos os consumidores do país. Com a decisão, as contas de luz seguem sem cobrança adicional no próximo mês.
Em nota, a agência informou que a bandeira verde sinaliza que as condições de geração de energia elétrica nas usinas hidrelétricas seguem favoráveis, não sendo necessário acionar as termelétricas, de custo maior. Conforme os dados atuais da agência reguladora, há maior probabilidade de manter o patamar até o fim de 2022.
A bandeira verde está em vigor desde 16 de abril. De setembro de 2021 a 15 de abril, os consumidores pagaram um adicional de R$ 14,20 por 100 quilowatt-hora (kWh) consumidos, referente à bandeira de escassez hídrica.
*Fonte Rádio Guaíba
Confira também no Portal Leouve
Rússia volta a reduzir fornecimento de gás à Europa
A Rússia mais uma vez reduziu suas entregas de gás para o Ocidente neste sábado, 30, suspendendo o fornecimento para a Letônia um dia após o bombardeio mortal de uma prisão onde ucranianos eram mantidos detidos. “Hoje, a Gazprom suspendeu as entregas de gás para a Letônia devido à violação das condições de abastecimento”, informou a gigante russa em comunicado no Telegram. Este anúncio ocorre depois que a Gazprom reduziu drasticamente suas entregas para a Europa esta semana através do gasoduto Nord Stream, citando a necessidade de manutenção de uma turbina.(Reportagem completa no link acima)