SANDÁLIAS

Alpargatas tem expansão de 30% nos EUA, mesmo com tarifaço

Dona da marca Havaianas, realizou, na sexta-feira (08), teleconferência de resultados do segundo trimestre

A companhia também reportou alta de 30% nos volumes nos Estados Unidos, enquanto a receita no país cresceu 42%. (Foto: Divulgação)
A companhia também reportou alta de 30% nos volumes nos Estados Unidos, enquanto a receita no país cresceu 42%. (Foto: Divulgação)

A Alpargatas registrou crescimento de volume de 30% nos Estados Unidos entre abril e junho e aponta boas perspectivas para os próximos trimestres, considerando uma nova parceria comercial no país. A companhia, dona da marca Havaianas, realizou, na sexta-feira (08), teleconferência de resultados do segundo trimestre.

O segmento internacional avançou 13% no último trimestre, refletindo um crescimento de volume de 6% e de 18% de receita na Europa. A companhia também reportou alta de 30% nos volumes nos Estados Unidos, enquanto a receita no país cresceu 42%.

De acordo com os executivos, o mercado europeu recuou nos últimos dois anos, enquanto o mercado americano não cresce consistentemente há cerca de dez.

O diretor financeiro da Alpargatas, André Natal, afirmou que a companhia deve retomar, nos próximos trimestres, os níveis históricos no mercado europeu.

“Perdemos participação na Europa mas acreditamas acreditamos em um importante potencial lá. Não tem nenhuma razão para não recuperarmos os números que já tivemos”, disse.

Nos Estados Unidos, a companhia afirma que não deseja “criar expectativa exacerbada”, mas aponta boas perspectivas a partir do novo parceiro comercial, além de um novo conjunto de marcas e maior capilaridade no território americano.

Já nos mercados em que a empresa opera por distribuidores, como Oriente Médio, África, América Latina, e Ásia, houve queda de 31% nas vendas aos consumidores (“sell-in”) após um período de super estocagem.

A Alpargatas registrou lucro das operações continuadas de R$ 87 milhões no segundo trimestre, alta de 271,1%. A receita avançou 8,3% no comparativo trimestral, para R$ 1,1 bilhão.