A culinária única do chef Rodrigo Bellora chega à Farroupilha  

Ao comemorar 10 anos de ecogastronomia no coração do Vale dos Vinhedos, o chef Rodrigo Bellora expande as fronteiras do…

Publicado por
08:55 - 03/07/2019

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp

Ao comemorar 10 anos de ecogastronomia no coração do Vale dos Vinhedos, o chef Rodrigo Bellora expande as fronteiras do seu premiado restaurante Valle Rustico, inaugurando em Farroupilha o Guaraipo Bar e Cozinha. O visual é urbano e despojado, mas o menu carrega toda a filosofia sazonal e da terra que o chef defende. Localizado ao lado do hotel Holiday Inn Express de Farroupilha, o espaço vai funcionar dia e noite, sem necessidade de reservas.

A ideia é oferecer ao público um menu descomplicado, que favoreça produtos cultivados localmente – especialmente estimulando as pessoas a ampliarem seu consumo de vegetais. À noite, menu a la carte, petiscos e a carta de drinks assinada pelo bartender Gustavo Wiesel, do Toro Gramado. Para o chef Rodrigo Bellora, é uma oportunidade de expandir sua filosofia, com uma cozinha democrática e bar de excelência. A carta de drinks vai ser assinadas pelo bartender Gustavo Wiesel, do Toro Gramado!

Idealizador da Cozinha de Natureza como uma forma de recriar e repensar a gastronomia, Bellora defende uma culinária que nasce em torno da agricultura familiar e ingredientes locais. Em seu trabalho em torno da gastronomia e no premiado restaurante Valle Rustico, no Vale dos Vinhedos, busca imprimir uma forte identidade local. Como líder local do movimento Slow Food, Bellora conduz seus processos sempre buscando o alimento bom, limpo e justo.

Por que Guaraipo?

Guaraipo é uma abelha nativa em extinção, de personalidade mansa e sem ferrão. Essa espécie indígena tem uma estrutura social inédita, com maior divisão de poder entre rainhas e operárias. No universo da abelha Guaraipo, há quase sempre mais de uma rainha com comando compartilhado e uma estrutura de trabalho mais flexível entre as operárias. Do ponto de vista ecológico, elas ajudam a preservar a biodiversidade, pois são as polinizadoras por excelência das matas brasileiras.

Com um trabalho permanente de valorização de ingredientes e saberes locais, o chef Rodrigo Bellora constrói um repertório gastronômico colaborativo, que começa na fazenda orgânica do Valle Rustico e numa rede de pequenos produtores parceiros. A equipe de cozinha trabalha criações coletivas a partir do que a natureza oferece em cada temporada. Assim como no restaurante do Vale dos Vinhedos, para o menu do Guaraipo o chef Rodrigo Bellora procurou se cercar de agricultores locais, encurtando a distância percorrida entre os insumos e a cozinha. O propósito primordial é fortalecer as relações com o pequeno produtor que se perdem no contexto da atividade agrícola de alta intensidade.

Guaraipo/Serviço

Rua Humberto de Alencar Castelo Branco, 603 B, Farroupilha – ao lado do Holiday Inn Express

Aberto de terça a domingo para o almoço (11h30min às 14h) e de terça a sábado para happy hour/jantar (18h às 23h)

Contato: (54) 98165-2990 (whatsapp)

 

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp