
O Museu do Imigrante inaugura no dia 9 de setembro a exposição “Nas Ondas do Rádio” que é composta por peças da coleção de aparelhos da instituição, datadas das décadas de 50 e 60. A mostra também terá um espaço que contará experiências de física relacionadas às ondas eletromagnéticas responsáveis pela transmissão do sinal radiofônico que serão organizadas pelos estudantes da UERGS, participantes do grupo Despertando a Vocação para Engenharia e Tecnologias.
Estabelecendo um diálogo entre os diferentes aspectos sociais relacionados à história do rádio no Brasil, o aparelho acompanha o cotidiano de milhões pessoas, que por meio dele se noticia, leva-se música, transmite-se esportes ao vivo, serviço e divertimento. Nenhum outro meio integra pessoas e comunidades longe dos grandes centros, sem acesso a outros meios de comunicação como o rádio.
De acordo com a museóloga Deise Formolo, “a exposição optou em conectar a história social do rádio com a história de seu funcionamento para dar espaço a característica interdisciplinar presentes nas ações do Museu, vamos trabalhar um pouco da história da cidade através da história do rádio”.
A exposição Nas Ondas do Rádio é realizada pela Fundação Casa das Artes por meio do Museu do Imigrante e Associação Amigos Museu do Imigrante e conta com o apoio da UERGS por meio do grupo Despertando a Vocação para Engenharia e Tecnologias.
A exposição vai até o dia 30 de setembro 2019, com horário de visitação de terça-feira a sábado, das 08h30min às 11h30min e das 13h30min às 17h30min.