Caxias do Sul

Universidade de Caxias do Sul participa de fórum internacional do BRICS, na Rússia

Entre outros compromissos, comitiva irá participar do Fórum Internacional Cloud City, realizado por grupo de países economicamente emergentes

1º Congresso Internacional de Educação Básica, ocorre junto ao 3º Encontro de Licenciaturas, entre 10 e 13 de março de 2025
1º Congresso Internacional de Educação Básica, ocorre junto ao 3º Encontro de Licenciaturas, entre 10 e 13 de março de 2025 | Cláudia Velho

A Universidade de Caxias do Sul (UCS) estará representada em comitiva que viaja à Rússia neste sábado (14) para participar do Fórum Internacional Cloud City, realizado pelo BRICS, grupo de países economicamente emergentes formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).

O Fórum é um evento anual que reúne especialistas e pesquisadores para fortalecer as redes de colaboração entre as comunidades acadêmicas e empresariais dos países-membros e contribuir para a formulação de políticas públicas mais eficazes. A viagem ocorre a convite do BRICS.

O reitor Gelson Leonardo Rech e o coordenador de Desenvolvimento de Novos Negócios da Pró-Reitoria de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, Fábio Verruck, levam na bagagem uma apresentação institucional da Universidade e amostras de tecnologias, produtos e serviços desenvolvidos pela Agência de Inovação da UCS – UCSiNOVA. Com esse portfólio, buscam selar acordos de cooperação mútua com o empresariado e a academia russa. Também integram a missão o diretor-geral do Hospital de Caxias do Sul (HG), Sandro Junqueira, que visitará eventos da área médica, representantes de entidades de classe, entre elas o MobiCaxias, pesquisadores e empresários.

O primeiro compromisso oficial será na terça-feira (17), no Centro de Situação do Governo de Moscou, quando o reitor será o porta-voz de apresentação da comitiva brasileira durante uma sessão de cooperação comercial. Na ocasião, Rech também falará do alcance internacional que a UCS conquistou em 57 anos de história, por meio do ensino e da pesquisa. Depois, o reitor assina acordo de cooperação mútua com a ANPO Moscow Export Center (ANPO MEC) com o objetivo de desenvolver atividades em nível internacional exportando produtos e serviços tecnológicos, e um memorando de entendimento para cooperação institucional, acadêmica e científica com a Academia de Comércio Exterior da Rússia, vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Econômico da Federação Russa.

A agenda dos representantes da UCS segue ao longo da semana com visitas a duas universidades russas, com a intenção de selar acordos internacionais, e participação no Fórum Internacional Cloud City, do BRICS.