Comportamento

UCS assina acordo de cooperação em comércio exterior com a Rússia

Convênio facilita o intercâmbio entre a instituição gaúcha e uma das mais conceituadas escolas de administração de empresas voltadas ao comércio internacional de Moscou

Foto: Divulgação/UCS
Foto: Divulgação/UCS

A Universidade de Caxias do Sul (UCS) assinou, nesta segunda-feira (16), um acordo de cooperação institucional e científica com a Academia de Comércio Exterior da Rússia. Trata-se de uma das mais conceituadas instituições de ensino do país voltadas à administração de empresas e ao comércio internacional.

O convênio fez parte da agenda de compromissos de representantes da UCS na comitiva que viajou a Moscou para participar do Fórum Internacional Cloud City. O evento é realizado pelo BRICS (grupo de países economicamente emergentes formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).

O acordo foi assinado pelos reitores Academia, Vittoriya Idrisova; e da UCS, Gelson Leonardo Rech. Ele viajou à Rússia, a convite do BRICS, acompanhado do coordenador de Desenvolvimento de Novos Negócios da Pró-Reitoria de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, Fábio Verruck, e do diretor-geral do Hospital de Caxias do Sul (HG), Sandro Junqueira, além de representantes do MobiCaxias e empresários brasileiros.

“Fomos muito bem recebidos pela instituição, que mostrou-se admirada com a estrutura da UCS e seu programa de internacionalização. Além do acordo, avançamos com tratativas para a realização de summer courses (cursos de verão) em maio do ano que vem, recebendo alunos russos na UCS, e também para a implantação de um programa de dupla diplomação entre as universidades”, destaca Rech.

Ainda segundo Rech, além de facilitar a mobilidade acadêmica para alunos, docentes e pesquisadores, o acordo vai promover a troca de experiências e de material acadêmico entre as universidades.

A agenda da delegação da UCS na Rússia ainda teve uma visita de Gelson Rech e de Fábio Verruck à sede da empresa VisionLabs. Ela desenvolve sistemas de reconhecimento facial por meio de redes neurais e que mantém parceria com o Parque de Ciência, Tecnologia e Inovação TecnoUCS no desenvolvimento desses softwares.

Nesta terça (17), o reitor será porta-voz da apresentação da comitiva brasileira durante uma sessão de cooperação comercial ANPO Moscow Export Center (ANPO MEC). A agenda dos representantes da UCS em Moscou segue ao longo da semana com visita a mais uma universidade russa e participação no Fórum Internacional Cloud City, do BRICS.