O candidato republicano Donald Trump foi eleito presidente dos EUA. O resultado foi confirmado por volta das 7h35min (Horário de Brasília) com o resultado do estado do Wiscosin, que garantiu a Trump a maioria dos delegados. Horas antes, Donald havia se declarado vitorioso na disputa contra a democrata Kamala Harris durante um discurso em uma base da campanha dele na Flórida.
Ainda falta a apuração de alguns estados, porém o republicano já soma 277 delegados contra 224 de Kamala Harris. Assim, Trump garante maioria entre os 538 delegados. A vitória de Trump representa a volta dele ao poder quatro anos após ter deixado a Casa Branca.
Kamala ainda não se manifestou a seus apoiadores. A expectativa é que ela discurse ao longo desta quarta-feira (6).
O discurso
“Vamos ajudar o nosso país a se curar. Temos um país que precisa de ajuda. Vamos consertar nossas fronteiras. Fizemos história, superamos obstáculos, e agora está claro que conquistamos a coisa mais incrível politicamente”, disse Donald Trump ao proclamar vitória.
“A América nos deu um mandato poderoso e sem precedentes”, disse Trump. “Essa vitória nos permitirá fazer a América grande de novo”.
Reconhecimento Europeu
O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, parabenizou Donald Trump nesta quarta-feira, depois que o republicano reivindicou a vitória na eleição presidencial dos Estados Unidos. Ele disse que a União Europeia e os EUA têm uma “aliança duradoura e um vínculo histórico”. Michel disse que a UE “seguirá seu curso de acordo com a agenda estratégica como um parceiro forte, unido, competitivo e soberano, ao mesmo tempo em que defende o sistema multilateral baseado em regras”.