EM UNIVERSIDADE

Trump confirma morte de influenciador Charlie Kirk após ataque a tiros nos EUA

Durante o ataque, Kirk participava de um evento do movimento conservador que ele próprio liderava

Anna Moneymaker/Getty Images
Anna Moneymaker/Getty Images

Um atirador matou o influenciador conservador Charlie Kirk nesta quarta-feira (10), enquanto ele discursava na Universidade de Utah Valley, nos Estados Unidos. O próprio presidente Donald Trump confirmou a morte por meio de uma publicação na plataforma Truth Social.

“O grande e até lendário Charlie Kirk está morto. Ninguém entendia ou tinha o coração da juventude nos Estados Unidos da América melhor do que Charlie. Ele era amado e admirado por TODOS, principalmente por mim, e agora não está mais entre nós”, escreveu Trump.

“Melania e minhas condolências vão para sua linda esposa Erika e sua família. Charlie, nós amamos você!”, completou.

Durante o ataque, Kirk participava de um evento do movimento conservador que ele próprio liderava. A equipe de segurança tentou conter o pânico do público, mas os disparos interromperam a apresentação e causaram correria.

Charlie Kirk fundou, em 2012, a organização Turning Point USA, voltada para jovens conservadores. Ele ganhou destaque durante a campanha presidencial de Trump em 2016 e se consolidou como um dos principais nomes do movimento MAGA (Make America Great Again).

Kirk participava frequentemente de programas de televisão, onde comentava temas como a liberdade de expressão, o governo Trump e os arquivos do caso Epstein.

Repercussão

A morte dele gera forte comoção entre apoiadores do ex-presidente Donald Trump, que enxergavam em Kirk uma voz jovem e estratégica dentro da direita americana.

Investigação

Até o momento, as autoridades não divulgaram detalhes sobre o autor do ataque – que foi preso- e a motivação.