TREMORES

Terremoto de magnitude 7,4 na costa da Rússia ativa alerta de tsunami no Pacífico

Abalo atingiu a região de Kamchatka e gerou alerta em países como Estados Unidos e Japão. Havaí também foi incluído na lista

Foto: Reprodução / Sistema de alerta de tsunamis dos EUA
Foto: Reprodução / Sistema de alerta de tsunamis dos EUA

Um terremoto de magnitude 7,4 registrado neste domingo (20) ao largo da península de Kamchatka, no extremo leste da Rússia, acionou o sistema internacional de alerta de tsunamis no Oceano Pacífico. A movimentação submarina mobilizou autoridades em países como Estados Unidos, Japão, Coreia do Sul e também no Havaí.

O epicentro ocorreu a cerca de 144 km de Petropavlovsk-Kamchatsky, em uma área com histórico de intensa atividade sísmica.

Alerta preventivo no Havaí

No Havaí, o Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico (PTWC) chegou a emitir aviso para possíveis ondas costeiras, mas a notificação foi suspensa cerca de 40 minutos depois. Não houve registro de anormalidades no nível do mar nas ilhas americanas.

Também não foram relatados danos estruturais ou vítimas na Rússia, segundo informações preliminares.

Região faz parte do Círculo de Fogo

A costa leste russa integra o chamado Círculo de Fogo do Pacífico, zona de encontro de placas tectônicas que concentra grande parte dos terremotos e vulcões ativos do mundo.

Em 1952, a mesma região foi atingida por um terremoto de magnitude 9, causando tsunami de 9 metros no Havaí. Desde então, o monitoramento geológico foi aprimorado para alertas mais rápidos e eficazes.

Tremores secundários foram sentidos

Além do abalo principal, outros dois tremores, de magnitude 6,7 e 5,0, foram registrados em sequência. A Defesa Civil da Rússia recomendou cautela com possíveis réplicas nas próximas 24 horas.