Comportamento

Rússia anuncia primeiro lote de vacinas da Covid-19 para setembro

Testes de fase 3 da vacina, batizadas de 'Sputnik V', foram anunciados na semana passada

Foto: Handout / Russian Direct Investment Fund / AFP
Foto: Handout / Russian Direct Investment Fund / AFP

O ministro da Saúde russo, Mikhail Murashko, anunciou nesta segunda-feira (31), a aprovação do primeiro lote da vacina para a Covid-19, denominada “Sputinik V”.

O primeiro lote está previsto para o mês de setembro. O ministro afirma que a vacinação em massa está prevista para outubro.Em um primeiro momento, serão priorizadas as vacinações a profissionais da saúde e professores. A imunização deve entrar em circulação civil somente em janeiro de 2021.

Os testes da fase 3 da vacina foram anunciados ainda na semana passada pelo Fundo de Investimento Direto Russo, que coordena a produção das vacinas.

Cerca de 2,5 mil de 40 mil voluntários já foram recrutados para participar dos testes. Não foram informados quais os outros cinco países além da Rússia que serão voluntários para a aplicação dos testes e nem quantos voluntários cada país terá.

No último dia 11, a Rússia foi o primeiro país a aprovar uma vacina contra a doença. Segundo o governo russo, 20 países solicitaram mais de 1 bilhão de doses da Sputnik V.