Comportamento

Resumão: Cenário da Covid-19 no mundo

Resumão: Cenário da Covid-19 no mundo

Até o momento, a pandemia do novo coronavírus já deixou 72.318.997 contaminados e 1.613.742 mortos no mundo. No Brasil são 6.901.952 contaminados e 181.402 mortos. Os números são da Universidade Johns Hopkins.

PEDIDO DE LIBERAÇÃO

A farmacêutica AstraZeneca, que produz a vacina contra a Covid-19 junto com a Universidade de Oxford, deve entrar com pedido de liberação na Anvisa até o início de janeiro . Ainda é estudada a possibilidade de solicitar a autorização emergencial. O imunizante apresentou eficácia de até 90%, segundo dados preliminares dos estudos clínicos de fase 3. Enquanto isso, os laboratórios Pfizer e Janssen (braço da Johnson & Johnson) avançaram no processo de aprovação de seus imunizantes contra a doença. Recentemente, as empresas solicitaram à Anvisa a Certificação de Boas Práticas de Fabricação, que atesta a capacidade de produzir o produto com qualidade.

INÍCIO NOS EUA

Após a agência reguladora de medicamentos dos Estados Unidos aprovar o uso emergencial da vacina contra a Covid-19 produzida pela Pfizer, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças do país deu o aval final para o início da imunização. As primeiras doses deixaram o local de produção em Michigan e seguiram para 145 centros de distribuição no domingo. Segundo o governo, a aplicação do fármaco vai começar nesta segunda . Na primeira etapa, espera-se que três milhões de pessoas sejam vacinadas. Pelo cronograma federal, devem ter prioridade trabalhadores da saúde e residentes em asilos, mas os governos estaduais terão autonomia para decidir.

TRATAMENTO PROMISSOR

Um estudo publicado no New England Journal of Medicine mostrou a eficácia de um novo tratamento contra a Covid-19. De acordo com a pesquisa, a combinação do anti-inflamatório baricitinibe com o antiviral remdesivir reduziu o tempo de recuperação de pacientes hospitalizados com a infecção. O trabalho foi feito com 1.033 pacientes, divididos em dois grupos: um recebeu a combinação dos medicamentos e outro, remdesivir e placebo. Aqueles que receberam os dois remédios se recuperaram em uma média de sete dias, em comparação com oito dias para os que tomaram somente um. Pessoas tratadas com a combinação obtiveram ainda outros benefícios.

CRESCIMENTO PERIGOSO

Uma pesquisa feita pelo Datafolha revelou que cresceu a parcela da população brasileira que não pretende tomar uma vacina contra a Covid-19. Segundo o levantamento, 22% dos 2.016 entrevistados disseram que não devem se vacinar, enquanto 73% vão participar da imunização – outros 5% não sabem. Na consulta anterior, realizada em agosto, eram 9% aqueles que se mostraram contra o fármaco e 89% a favor. O instituto informou ainda que a resistência à vacinação variou pouco nos recortes de sexto, idade, escolaridade ou renda. A diferença mais significativa está entre aqueles que confiam no governo Bolsonaro (33% não pretendem tomar) e os que desaprovam a gestão federal (16% não pretendem tomar).

RESTRIÇÕES NA ALEMANHA

A chanceler alemã Angela Merkel decidiu adotar novas medidas para conter o aumento de casos de Covid-19 no país. Entre os dias 16 de dezembro e 10 de janeiro, o comércio e as escolas ficarão fechados. Apenas os serviços considerados essenciais, como farmácias, supermercados e bancos, estão autorizados a funcionar. A decisão foi anunciada após uma reunião emergencial com a chanceler e os governadores dos dezesseis estados alemães. A orientação é que as empresas dispensem os funcionários durante o período ou priorizem o trabalho remoto. Também está proibido o consumo de bebidas alcoólicas em lugares públicos.