O carimbo no passaporte começará a ser substituído por um sistema eletrônico em alguns países europeus a partir deste domingo (12). A implementação será gradual e deve ser concluída até o dia 9 de abril de 2026. Até lá, ainda será possível obter o selo manual. A medida ocorre em 29 países europeus, entre eles Portugal, França e Espanha.
O fim do carimbo por alguns países da Europa ocorre porque a marcação no passaporte físico será substituída por um sistema eletrônico. A novidade é chamada de Sistema de Entrada/Saída (EES) e vai identificar os viajantes por meio de dados biométricos, como imagem facial e impressões digitais.
A União Europeia afirma que a medida pretende agilizar o controle de fronteiras e aumentar a segurança. Os cidadãos que não têm nacionalidade de nenhum país da União Europeia e de países como Islândia, Liechtenstein, Noruega e Suíça passarão pelo sistema biométrico.
O ESS também se aplica a pessoas que não precisam de visto de curta duração para entrada nos países europeus e àquelas que precisam de visto para viagens de até 90 dias. A mudança será implementada de forma gradual e deve ser concluída até 9 de abril de 2026.
Veja países europeus que vão adotar o EES:
- Áustria
- Bélgica
- Bulgária
- Croácia
- Tchéquia
- Dinamarca
- Estônia
- Finlândia
- França
- Alemanha
- Grécia
- Hungria
- Islândia
- Itália
- Letônia
- Liechtenstein
- Lituânia
- Luxemburgo
- Malta
- Holanda
- Noruega
- Polônia
- Portugal
- Romênia
- Eslováquia
- Eslovênia
- Espanha
- Suécia
- Suíça