ORIENTE MÉDIO

Israel e Hamas chegam a acordo sobre cessar-fogo na Faixa de Gaza; trégua inicia no domingo

Negociações envolvem pausa de bombardeios, liberação de reféns e acesso de ajuda humanitária. Conflito já dura 15 meses

Gaza, trégua, Palestina, Hamas, Israel
Cessar-fogo em Gaza deverá pôr fim aos incessantes bombardeios e confrontos no território | Foto: AFP

Um acordo de cessar-fogo entre o governo de Israel e o Hamas sobre o conflito na Faixa de Gaza foi anunciado na tarde desta quarta-feira (15). O comunicado oficial sobre a trégua foi anunciado pelo primeiro-ministro do Catar, Mohammed bin Abdulrahman Al Thani, em uma coletiva de imprensa.

O país, juntamente com o Egito e os Estados Unidos, mediou as negociações dos termos do cessar-fogo na capital, Doha. Segundo o anúncio, a proposta de trégua visa a implementação gradual de medidas que visam o fim total do conflito, que já dura 15 meses e vitimou mais de 45 mil pessoas. O cessar-fogo também permitirá a chegada de ajuda humanitária para os civis palestinos na Faixa de Gaza.

Na primeira fase, prevista para começar no próximo domingo (19), além da pausa nos ataques, também foi acordada a liberação gradual de reféns por parte do Hamas e de prisioneiros palestinos por parte de Israel. De acordo com fontes próximas ao Hamas, 33 reféns devem ser libertados em troca de mil palestinos detidos por Israel. As libertações ocorreriam “em grupos, começando por crianças e mulheres”. As negociações para chegar à segunda fase, que prevê o fim da guerra, começariam no 16º dia do acordo. A segunda fase do pacto incluiria a libertação dos últimos reféns, “soldados homens, homens em idade militar e os corpos dos reféns assassinados”, de acordo com o jornal Times of Israel.