A fumaça branca vista na chaminé da Capela Sistina no início da tarde desta quinta-feira (08) anuncia que foi escolhido o novo papa, indicando que os cardeais chegaram a um consenso para para escolha do nome.
Para que um novo papa fosse eleito, o cardeal conseguiu dois terços dos votos do conclave. Assim, por volta das 13h10, foi confirmado por meio da fumaça branca avistada e que simboliza o consenso dos cardeais reunidos em sessão privada.
Nesta manhã foram dois turnos de votação, mas a fumaça escura mostra que nenhum cardeal recebeu dois terços dos votos, ou seja, 89.
Identidade e nacionalidade do 267º papa ainda não foram reveladas. Nas próximas horas, o cardeal protodiácono, Dominique Mamberti, aparecerá na sacada da Basílica de São Pedro e anunciará, com detalhes, o “Habemus Papam!” (‘temos um papa’, em latim).
Após o anúncio, o novo pontífice fará sua primeira aparição como líder da Igreja Católica. Na sequência, ele realizará a benção “urbi et orbi” (à cidade e ao mundo) aos fiéis.
Sucessão do Papa e o Conclave
Sucessor foi definido 17 dias após a morte do papa Francisco. O 266º líder da Igreja Católica morreu em 21 de abril por AVC e insuficiência cardíaca, aos 88 anos.
Nenhum conclave na era moderna escolheu um papa no primeiro dia. Nas duas últimas eleições, para escolha de Bento 16 e de Francisco, foram dois dias de votação.