Mundo

Estados Unidos realiza operação no Iraque e mata 15 membros do Estado Islâmico

Ataque ocorreu no Deserto de Anbar e foi coordenado pelo Comando Central dos EUA em colaboração com as Forças de Segurança iraquianas

ESTADOS UNIDOS
Foto: US Army/Timothy VanDusen/Reprodução

As forças armadas dos Estados Unidos, em colaboração com as Forças de Segurança do Iraque, realizaram uma operação que resultou na morte de 15 integrantes do Estado Islâmico. O ataque ocorreu no Deserto de Anbar e foi coordenado pelo Comando Central dos EUA.

Durante a ação, sete soldados americanos ficaram feridos, sendo que um deles precisou ser evacuado para tratamento fora da região. O principal objetivo da operação foi desmantelar a capacidade do ISIS de planejar e executar ataques contra civis iraquianos e cidadãos dos Estados Unidos.

As autoridades não relataram a ocorrência de vítimas civis durante a ação. Entre os mortos, estavam líderes importantes do grupo terrorista, e todos os seus esconderijos e armamentos foram eliminados.

O governo iraquiano não fez menção à participação americana ao divulgar informações sobre a operação. Desde 2017, o Estado Islâmico perdeu o controle sobre o território iraquiano e, em 2019, também foi expulso da Síria. No entanto, o grupo ainda mantém atividades na região, o que levou à formação de uma coalizão internacional com mais de 80 países, liderada pelos Estados Unidos, para combater essa ameaça persistente.

Fonte: Jovem Pan