VATICANO

“Ele é mais peruano que americano”, diz cardeal gaúcho sobre Papa Leão XIV

O gaúcho era um dos cardeais presentes na coletiva no Vaticano nesta sexta-feira (09)

Imagens do Pontifício Colégio Pio Brasileiro (Camila Oliveira) e Odilo Scherer (AFP).
Imagens do Pontifício Colégio Pio Brasileiro (Camila Oliveira) e Odilo Scherer (AFP).

A manifestação é de Odilo Scherer, gaúcho presente da coletiva de cardeais no Vaticano nesta sexta-feira (9), quando questionado sobre a postura do Papa Leão 14, sucessor de Francisco, escolhido na quinta-feira (8).

O fato do Santo Padre ser norte-americano tem gerado preocupação, já que a nomeação se dá diante de um cenário de perseguição de imigrantes, principalmente nos Estados Unidos, estimulada pelo atual presidente Donald Trump. 

Cardeais brasileiros no Vaticano falam sobre escolha de Leão XIV. Foto: AFP Reprodução.

Repercussão da Eleição do Novo Papa

No entanto, o conclave não demonstra o mesmo temor, ao menos segundo coloca Odilo Scherer, cardeal natural Cerro Largo, Rio Grande do Sul. Segundo ele, apesar do Papa ter nascido nos Estados Unidos, estudou em Roma e foi missionário no Peru, onde conquistou nacionalidade. Passando, portanto, a maior parte do tempo fora dos EUA.

“Ele é mais peruano que americano. E é o homem do mundo, o cidadão do mundo, como já foi dito. Cidadão do mundo. E quanto à questão das migrações, é bom não esquecer que os bispos, a maioria dos bispos dos Estados Unidos se manifestou fortemente contrária às políticas migratórias de Trump. A maioria dos bispos americanos foi fortemente contrária e ostensivamente contrária às políticas do exército de Trump”, conclui.

Imagens do Pontifício Colégio Pio Brasileiro. Foto: Camila Oliveira.

Desafios e Posicionamentos do Cardeal na Igreja Católica

A cerimônia, que contou com sete cardeais brasileiros, abordou ainda temas como a jornada do Papa Leão 14 na igreja católica, os desafios atuais da igreja, o legado de Francisco, posições sobre as mulheres na igreja e sinodalidade, relações com os EUA e China, bem como outros posicionamentos.

Na manhã desta sexta, o Papa Leão XIV celebrou a missa com os cardeais eleitores na Capela Sistina, lembrando-os de que “devemos dar testemunho da nossa fé alegre em Cristo”, ao mesmo tempo em que alerta que onde falta fé, a vida perde o sentido, conforme o Portal Vatican News.