A delegação do governo do Estado encerrou a viagem à Índia, nesta sexta-feira (08). A missão liderada pelo vice-governador Gabriel Souza participou de uma extensa agenda de apresentação do Estado para indústria e governo.
Durante os cinco dias de compromissos oficiais no país asiático, a delegação participou de 17 reuniões em empresas, entidades e confederações comerciais e industriais para abrir espaço para negociações sobre a instalação de novos empreendimentos no Rio Grande do Sul, além da exportação de produtos gaúchos.
Em parceria com Câmara Brasil-Índia, o grupo esteve em Mumbai e Nova Délhi, e contou ainda com representantes do governo do Estado e da Assembleia Legislativa. Gabriel avaliou que o objetivo da primeira missão organizada pelo governo estadual para a Índia foi cumprido, pois abriu as portas para a ampliação de mercados entre os dois países.
“A Índia é um país maravilhoso, nós estamos muito contentes de ter conhecido uma série de oportunidades de negócios para empresas gaúchas, de produtores gaúchos com os indianos e vice-versa, e com isso fomentar o comércio, o turismo e as relações que já existem. O Rio Grande do Sul tem que estar junto nesse cenário”, afirmou o vice-governador.
Agenda
Os últimos compromissos oficiais incluíram uma reunião na Confederação da Indústria Indiana (CII), onde o grupo foi recebido pelo conselheiro presidente, Vikas Khitha, e representantes de diferentes setores. A delegação também esteve no Ministério de Indústria-Comércio da Índia, onde foi recebida pelo secretário-adjunto Vimal Anand e representantes do governo indiano.
O objetivo do encontro foi avançar nas interações e parcerias entre os países. Vimal também convidou os gaúchos a participarem da próxima edição da feira do setor agrícola Farm-Tech Índia Exhibition, que ocorre em fevereiro de 2025, e reforçou que o governo local apoia a instalação de empresas indianas no RS.
Outra parte da agenda foi na sede da organização internacional Coalition for Disaster Resilient Infrastructure (CDRI), uma coalização entre países, agências da ONU e diversas entidades internacionais para a criação de sistemas de infraestrutura resilientes e desenvolvimento sustentável. A missão encerrou a agenda, participando do Brazilian Day, em comemoração ao 7 de setembro, realizada na sede da embaixada brasileira.
Mercado e cultura
Durante a missão, a delegação gaúcha aproveitou a oportunidade para mostrar a cultura do Rio Grande do Sul e abrir mercado para produtos de origem gaúcha, como azeite de oliva, espumante, vinhos e frutas.
O cônsul-geral do Brasil em Mumbai, João de Mendonça Lima Neto, disse que se sentiu privilegiado em receber a delegação do Rio Grande do Sul. além disso, que se trata de uma prova do interesse em desenvolver a cooperação entre os países.
Segundo Gabriel Souza, ficou programada uma série de outras possibilidades com os indianos, com a ida deles nas nossas feiras, como Expodireto, Expointer e South Summit Brazil. Além disso, a ida de delegações gaúchas focadas por setores para prospectar parcerias e apresentar nossos produtos em feiras de inovação, negócios e agricultura.