ATUALIZAÇÃO

Crise de asma piora o estado de saúde do Papa Francisco, diz Vaticano

Exames de sangue mostraram uma plaquetopenia associada a uma anemia. O pontífice teve que realizar transfusões

Papa Francisco está internado desde 14 de fevereiro - Foto: Alberto Pizzoli/AFP
Papa Francisco está internado desde 14 de fevereiro - Foto: Alberto Pizzoli/AFP

Um novo comunicado emitido pelo Vaticano, na tarde deste sábado (22), informa que o Papa Francisco, de 88 anos, teve uma crise de asma prologada. Os sintomas causaram uma piora no quadro de saúde do pontífice.

“As condições do Santo Padre continuam críticas, portanto, como explicado ontem, o papa não está fora de perigo. Esta manhã, o Papa Francisco apresentou uma crise respiratória asmática de longa duração, que exigiu uma terapia de alto fluxo de oxigênio”, informa o boletim.

Ainda segundo a nota oficial, exames de sangue realizados em Francisco mostraram uma plaquetopenia (diminuição do número de plaquetas no sangue) associada a uma anemia. Desta forma, ele teve que realizar transfusões de sangue.

O papa está internado desde o dia 14 de fevereiro, no Hospital Gemelli, em Roma, na Itália. Na época, ele estava com dificuldade de respirar. Logo em seguida, foi diagnosticado como pneumonia bilateral e infecção polimicrobiana.

Francisco é considerado um “paciente frágil” pelos médicos. Com isso, deverá ficar internado por, pelo menos, mais uma semana.