Coroação do rei Charles III será realizada em maio de 2023

Charles III, de 73 anos, tornou-se rei após a morte de Elizabeth II

Publicado por
18:36 - 11/10/2022

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp
Coroação do rei Charles III será realizada em maio de 2023

(Foto: Reuters)

O rei Charles III do Reino Unido será coroado na Abadia de Westminster, em Londres, em maio do próximo ano, em uma cerimônia que seguirá a pompa tradicional usada para ungir monarcas nos últimos mil anos, anunciou o Palácio de Buckingham, nesta terça-feira (11).

Charles, de 73 anos, tornou-se rei automaticamente após a morte de sua mãe, a rainha Elizabeth II, no mês passado, mas a cerimônia de coroação para ele e sua esposa Camilla, que será coroada rainha, acontecerá somente em 6 de maio de 2023.

“A coroação refletirá o papel do monarca hoje e olhará para o futuro, ao mesmo tempo em que estará enraizada em tradições e pompa de longa data”, disse o palácio em comunicado.

Reis e rainhas da Inglaterra, e mais tarde do Reino Unido, foram coroados na Abadia de Westminster desde William, o Conquistador, em 1066. Charles é o 41º monarca em uma linhagem que remonta a William, e será o mais velho a ser coroado.

Fonte: Agência Brasil

Confira também no Portal Leouve

Charles III foi formalmente proclamado rei do Reino Unido na manhã deste sábado, 10. Em evento realizado nos Apartamentos de Estado do Palácio de St. James, na cidade de Londres, o presidente do Conselho de Adesão anunciou a morte do soberano, a rainha Elizabeth II, e proclamou o novo rei. Após a leitura da proclamação, Charles III aprovou ordens no Conselho para facilitar a continuidade do governo e assinou um juramento para preservar a Igreja da Escócia.

“Eu vou tentar seguir o exemplo inspirador que recebi, mantendo o governo constitucional e mantendo a paz”, declarou. “Vou ser guiado pelo Conselho e pelos parlamentares. Eu estou encorajado pelo apoio constante da minha esposa. E aproveito essa oportunidade para confirmar que mantenho a tradição para entregar o governo, que estarei apoiando como Chefe de Estado. Prometo dedicar o resto da minha vida para essa tarefa pesada que me coube”, continuou Charles. Figuras importantes marcaram presença na cerimônia, como os ex-primeiros-ministros do país, Theresa May, Boris Johnson, David Cameron e Tony Blair.

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp