FENÔMENO

Cometa é registrado no céu de Bento Gonçalves

O cometa C/2024 G3 (ATLAS) está mais próximo do Sol desde o dia 13 de janeiro, ele foi descoberto pela NASA em 2024

Cometa é registrado no céu em Bento Gonçalves
Fotos: Tiago Valério/ Divulgação

O céu de Bento Gonçalves foi cenário de um fenômeno astronômico no último final de semana. O cometa C/2024 G3 (ATLAS) foi visto por moradores da Capital Nacional do Vinho no último domingo (19), que registraram a passagem do objeto.

Desde o dia 13 de janeiro, o corpo celeste está mais próximo do Sol. É típico que os cometas fiquem mais brilhantes neste período, chamado de periélio. A partir disso, e com a previsão de maior visibilidade de países do Hemisfério Sul, sua presença no céu animou os amantes de astronomia. Bem como, pegou de surpresa pessoas que não tinham conhecimento da passagem do fenômeno.

Para quem quiser ver o cometa, ainda há tempo. O melhor momento para tentar observá-lo é logo após o pôr-do-sol, próximo à linha do horizonte, na direção oeste, entre as constelações de Capricórnio e Peixe Austral.

Cometa é registrado no céu em Bento Gonçalves

Sobre o cometa

A NASA descobriu o C/2024 G3 (ATLAS) em abril de 2024, através do Asteroid Terrestrial-impact Last Alert System (ATLAS). O objetivo do programa é monitorar objetos próximos à Terra e possíveis impactos.

Os cientistas consideram os cometas grandes corpos feitos de poeira, pedras e gelo, restos da formação do nosso Sistema Solar, que ocorreu há mais de 4,6 bilhões de anos. Conforme o cometa se aproxima do Sol, o gelo e a poeira começam a vaporizar, atingindo o estado gasoso e formando a cauda do cometa.