COLISÃO

Colisão de dois aviões de pequeno porte nos EUA deixa um morto

Uma pessoa morreu após o incidente entre duas pequenas aeronaves em um aeroporto do estado do Arizona

Colisão entre dois aviões de pequeno porte deixa uma pessoa morta nos EUA. Foto: Reprodução Internet.
Colisão entre dois aviões de pequeno porte deixa uma pessoa morta nos EUA. Foto: Reprodução Internet.

Uma pessoa morreu nesta quarta-feira (19) após colisão no ar entre duas pequenas aeronaves em um aeroporto do estado do Arizona, nos Estados Unidos, segundo informações de autoridades americanas.

O fato envolveu um Cessna 172S e um Lancair 360 MK II que colidiram às 8h28, horário local, perto do Aeroporto Regional de Marana, de acordo com informações preliminares do Conselho Nacional de Segurança nos Transportes (NTSB) dos EUA.

A aeronave “colidiu enquanto estava contra o vento da pista 12”, uma das duas pistas do aeroporto. O Cessna pousou “sem incidentes” e o Lancair impactou o terreno perto da outra pista. O NTSB acrescentou que “um incêndio pós-impacto se seguiu”. Apenas uma morte foi confirmada pelo Departamento de Polícia de Marana, que esteve no local.

A Administração Federal de Aviação (FAA) chamou o aeroporto de “campo não controlado”, que não tem uma torre de controle de tráfego aéreo em operação. Os pilotos geralmente usam uma Frequência de Aconselhamento de Tráfego Comum para anunciar sua posição a outros pilotos que estão nas proximidades do aeroporto. Pilotos que operam em campos não controlados ainda são obrigados a cumprir todas as regulamentações federais de aviação.

Um investigador do NTSB está a caminho do local e chegará na quinta-feira (20) de manhã para documentar a cena e examinar a aeronave. A FAA também está respondendo.

O incidente segue uma série recente de incidentes de aviação, começando com a colisão aérea de 29 de janeiro no Aeroporto Nacional Ronald Reagan de Washington, que matou 67 pessoas quando um helicóptero militar e um jato regional da American Airlines colidiram.

Desde então, quatro outros incidentes de aviação chamaram a atenção para a segurança aérea, incluindo a queda de um avião de evacuação médica na Filadélfia, um avião que caiu perto de Nome, Alasca, matando 10 pessoas, um avião particular que saiu da pista em Scottsdale, matando o piloto a bordo e, mais recentemente, um jato regional da Delta Airlines que capotou na pista em Toronto.