ENXURRADA

Chuva histórica provoca mortes e estragos na Argentina

Conforme o Servicio Meteorológico Nacional, a projeção é de que tenha chovido 200 milímetros em um intervalo de quatro horas

O governo local classifica a ocorrência como "tragédia", com mais de mil habitantes desabrigados. (Foto: Reprodução / Redes Socais)
O governo local classifica a ocorrência como "tragédia", com mais de mil habitantes desabrigados. (Foto: Reprodução / Redes Socais)

Seis pessoas perderam a vida após temporal histórico que atingiu a cidade de Bahía Blanca, na província de Buenos Aires, região portuária da Argentina, nesta sexta-feira (07). A chuva transformou ruas inteiras em rios, obrigando a suspensão das aulas e a interrupção do serviço de transporte público. Algumas das vias de acesso à cidade foram destruídas.

O governo local classifica a ocorrência como “tragédia”, com mais de mil habitantes desabrigados. Conforme o Servicio Meteorológico Nacional, a projeção é de que tenha chovido 200 milímetros em um intervalo de quatro horas. A região está em alerta vermelho para tempestades e há chance de mais chuva forte nas próximas horas.

O município confirmou que os serviços de saúde foram afetados, em razão de alagamentos no hospital municipal, e em outros centros de saúde. As aulas também foram suspensas. O ministro da Defesa, Luis Petri, também cancelou sua agenda e anunciou a mobilização do efetivo militar para auxiliar nos trabalhos de resgate e apoio aos afetados pelo temporal.

O temporal que provocou a chuvarada teve início na madrugada foi provocado pela combinação de fatores. Um deles é a formação de áreas intensas de instabilidade em confronto com o bloqueio atmosférico que também atua na região.

Essa mesma frente fria é a que está em deslocamento para o sul do Brasil. O sistema deve chegar ao Rio Grande do Sul no sábado, mas não deve ter força para tempestades severas como a da Argentina.