
O influenciador conservador Charlie Kirk, um dos principais aliados do ex-presidente Donald Trump, foi baleado nesta quarta-feira (10) durante um evento na Universidade Utah Valley, nos Estados Unidos.
Segundo uma fonte próxima ao caso, a extensão dos ferimentos ainda não foi esclarecida. Kirk discursava para estudantes, por volta das 13h (horário local), quando um disparo partiu de um prédio localizado a cerca de 180 metros do local do evento.
Um suspeito foi preso, de acordo com comunicado da universidade. O FBI confirmou que agentes foram enviados ao campus e monitoram a investigação.
“Nossos pensamentos estão com Charlie, seus entes queridos e todos os afetados. O FBI apoia totalmente a resposta e a investigação em andamento”, disse o diretor da agência, Kash Patel, em publicação no X.
Ataque a Kirk
Kirk, de 30 anos, é cofundador da Turning Point USA, organização que defende pautas conservadoras em escolas e universidades, e possui milhões de seguidores nas redes sociais. Pouco antes do ataque, ele havia publicado sobre o evento em Utah: “A Universidade do Vale de Utah está animada e pronta para a primeira parada da turnê de retorno americana”.
O governador de Utah, Spencer Cox, também se manifestou:
“Os responsáveis serão totalmente responsabilizados. A violência não tem lugar em nossa vida pública. Americanos de todas as convicções políticas devem se unir para condenar este ato.”
As autoridades seguem apurando a motivação do ataque.