Argentina e Colômbia estão organizando a Copa América de 2020 e a seleção do Catar será uma das duas equipes convidadas para disputar o torneio, a outra seleção convidada é muito provável que seja a da China. O acordo foi selado nesta semana no Rio de Janeiro, que recebeu o Congresso anual da Conmebol.
O Catar, país-sede da Copa do Mundo de 2022, é um dos principais patrocinadores da Conmebol – por meio da companhia aérea Qatar Airways. A seleção do Catar também será uma das duas convidadas da Copa América de 2019, que será realizada daqui a dois meses no Brasil. A outra é a do Japão.
A Copa América do Brasil será a última disputada em anos ímpares. A partir do ano que vem, o torneio será sempre nos anos pares no intervalo entre as Copas do Mundo (2024, 2028, 2032…) paralelo à Eurocopa. A Conmebol tem até o dia 22 de abril para decidir onde será a fase final da Copa América de 2020.
A Conmebol oficializou nesta semana o formato de disputa da Copa América de 2020 com duas sedes, Argentina e Colômbia. As 12 seleções serão divididas em dois grupos de seis. Cada uma dessas chaves terá um país como sede. Os quatro melhores de cada grupo se classificam aos mata-mata. As quartas de final, semifinais e final serão disputadas em único país, ainda não definido.
Tudo indica que a Colômbia será a sede das finais, sobretudo porque o país já oferece isenção de impostos para a Conmebol, algo que a Argentina ainda hesita em fazer.
“Nós já recebemos uma carta do presidente da Colômbia, Ivan Duque, na qual se compromete em isentar a organização de impostos. É algo que a Fifa também faz quando organiza a Copa do Mundo. Isso permite a nós distribuir mais receitas para as federações nacionais que disputam o torneio”, disse o presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez.
O presidente da Argentina, Mauricio Macri, também enviou uma carta de agradecimento para a Conmebol por ter escolhido o país como co-sede do torneio, mas o documento não faz nenhuma menção a isenção de impostos, como a entidade gostaria de ouvir.
Durante o Congresso da Conmebol nesta quarta-feira, no Rio, Domínguez também anunciou que a agência de marketing esportivo japonesa Dentsu será a responsável por comercializar as três próximas edições da Copa América, em 2020, 2024 e 2028.