A principal razão é garantir maior eficácia e segurança no controle de fronteiras e nos registros de entrada e saída dos viajantes. (Foto: Ilusração)
A principal razão é garantir maior eficácia e segurança no controle de fronteiras e nos registros de entrada e saída dos viajantes. (Foto: Ilusração)

Os brasileiros que planejam viajar para a Europa devem se preparar para mudanças significativas nas regras de entrada no bloco de países. A partir do final de 2026 entrará em vigor o Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagem (ETIAS). A nova exigência uma pré-autorização digital obrigatória para visitantes de países que hoje não precisam de visto, como o Brasil.

O lançamento do ETIAS foi adiado para o final de 2026 para permitir que a União Europeia integre esse sistema a ferramentas como o Sistema de Entrada/Saída (EES). A principal razão é garantir maior eficácia e segurança no controle de fronteiras e nos registros de entrada e saída dos viajantes.

Enquanto o ETIAS não entra em vigor, brasileiros ainda podem viajar para o Espaço Schengen sem a exigência de visto ou taxas extras, desde que respeitem o limite de estadia de até 90 dias por período de 180 dias.

A introdução do ETIAS exigirá mais atenção dos brasileiros durante o planejamento da viagem, incluindo o preenchimento de formulários e o pagamento da taxa de 20 euros. A autorização será válida por três anos ou até o vencimento do passaporte, e menores de 18 e maiores de 70 estarão isentos da taxa.

Além disso, será imprescindível garantir que o passaporte esteja válido, já que qualquer erro no processo poderá impedir o embarque. O ETIAS será obrigatório para entrar em 30 países europeus do Espaço Schengen e associados, incluindo destinos populares entre os brasileiros.

O objetivo é aumentar o controle das fronteiras e proteger a segurança dos viajantes e dos cidadãos locais. Se você pretende viajar para a Europa antes do final de 2026, ainda não será necessário se preocupar com o ETIAS. Porém, para viagens a partir dessa data, é importante tomar algumas precauções e adaptar o planejamento.