ACIDENTE

Bondinho histórico descarrila e deixa 15 mortos em Portugal

Tragédia com atração turística ocorreu na Avenida da Liberdade, em Lisboa; veículo perdeu freios e colidiu com prédio

Foto: 24noticias/EPA/Reprodução
Foto: 24noticias/EPA/Reprodução

Um acidente com o tradicional bondinho de Lisboa, em Portugal, deixou 15 mortos e 18 feridos, nesta quarta-feira (3). O funicular da Glória, que conecta a Praça do Rossio aos bairros do Bairro Alto e Príncipe Real, descarrilou por volta das 18h05, no horário local, próximo à Avenida da Liberdade. De acordo com testemunhas, o veículo desceu pela ladeira antes de colidir violentamente contra um edifício.

O serviço de urgências médicas (Inem) confirmou que todas as vítimas já foram retiradas dos escombros. Entre os 18 feridos, cinco encontram-se em estado grave. Tiago Augusto, responsável pelo Inem, informou que há estrangeiros entre as vítimas, mas não detalhou nacionalidades. O funicular tinha capacidade para cerca de quarenta passageiros e é uma atração muito popular entre turistas.

O presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, lamentou o acidente em comunicado oficial. O prefeito de Lisboa, Carlos Moedas, classificou o fato como uma tragédia que nunca havia ocorrido na cidade. Um grande dispositivo de emergência foi mobilizado para o local, incluindo bombeiros, polícia e serviços médicos.

Uma testemunha relatou que o bondinho descia “a toda velocidade” pela ladeira quando perdeu os freios. “Chocou contra um edifício com uma força brutal e desmoronou como uma caixa de papelão, não tinha freios”, descreveu a mulher, que presenciou o acidente. As investigações sobre as causas do descarrilamento estão em andamento.