Comportamento

Após descoberta de um único caso, maior cidade da Nova Zelândia retoma confinamento

Foto: Mark Mitchell/New Zealand Herald via AP
Foto: Mark Mitchell/New Zealand Herald via AP

Foi confirmado neste sábado (27) que a maior cidade da Nova Zelândia, Auckland, voltará a adotar o confinamento após a descoberta de um novo caso de covid-19 no loca. O confinamento foi ordenado pela primeira-ministra do país, Jacinda Ardern.

As novas restrições na cidade, anunciadas apenas duas semanas após um confinamento de três dias, devem durar no mínimo sete dias.

Os 1,7 milhões de habitantes de Auckland deverão permanecer em suas casas a partir de domingo (28), exceto para trabalhar ou fazer compras de primeira necessidade. Escolas e estabelecimentos comerciais não essenciais permanecerão fechados.

A primeira-ministra anunciou neste sábado (27) que um novo caso da doença representa uma “causa de preocupação”, pois trata-se de uma pessoa infectada há uma semana que não estava em isolamento.

O restante do país está submetido a restrições, como o limite de concentrações ao máximo de 100 pessoas e a obrigação do uso de máscara nos transportes públicos.

A Nova Zelândia é considerada um exemplo na luta contra a covid-19, tendo apenas vinte e seis mortes registradas pela doença, em uma população de cinco milhões de habitantes.