Comportamento

Acidente aéreo na Ucrânia deixa pelo menos 26 mortos

Avião de transporte militar caiu durante voo de treinamento

Acidente aéreo na Ucrânia deixa pelo menos 26 mortos Acidente aéreo na Ucrânia deixa pelo menos 26 mortos Acidente aéreo na Ucrânia deixa pelo menos 26 mortos Acidente aéreo na Ucrânia deixa pelo menos 26 mortos
Foto: Divulgação/Twitter
Foto: Divulgação/Twitter

Vinte e seis pessoas, a maioria estudantes de escolas militares, morreram na queda de um avião de transporte militar nessa sexta-feira (25), durante um voo de treino na Ucrânia oriental.

“A Ucrânia perdeu 26 dos seus filhos”, escreveu o presidente Volodymyr Zelensky, em sua página no Facebook, declarando este sábado (26) como dia de luto nacional.

O avião transportava um total de 27 pessoas: sete membros da tripulação e 20 estudantes da Universidade Nacional de Aviação de Kharkiv (leste).

O primeiro balanço foi de 20 mortos, número que subiu, ainda na sexta-feira, para 22 mortos e dois desaparecidos. Dois estudantes sobreviveram à tragédia, mas um deles, em estado “extremamente grave”, morreu na manhã deste sábado, segundo o ministro da Saúde.

O segundo ferido sofreu uma concussão, mas não corre perigo de vida, segundo informou a clínica militar onde está internado.

O avião, um Antonov-26, caiu na sexta-feira à noite durante um voo de treino, a dois quilômetros do aeroporto militar de Chuguiv, perto de Kharkiv.

De acordo com informações preliminares, o comandante da tripulação que pilotava o avião relatou falha em um dos motores sete minutos antes do acidente e solicitou um pouso de emergência, disseram os Serviços de Segurança Ucranianos (SBU). Os estudantes não estavam pilotando o voo, acrescentou a SBU.

O ministro da Defesa, Andriy Taran, disse que “o avião, com toda probabilidade, atingiu o solo com a asa”.

A aeronave tinha sido construída em 1977, mas ainda podia voar mais três anos antes de ser renovada, informou o ministro. Nos últimos anos, vários aviões militares caíram na Ucrânia durante voos de treino.

Fonte: Agência Brasil