NOVO SANTO

Papa Francisco canoniza padre italiano que atuou na Amazônia

José Allamano já havia sido proclamado como beato. O religioso é um dos novos 14 santos da Igreja Católica

Papa Francisco canoniza padre italiano que atuou na Amazônia Papa Francisco canoniza padre italiano que atuou na Amazônia Papa Francisco canoniza padre italiano que atuou na Amazônia Papa Francisco canoniza padre italiano que atuou na Amazônia
Padre José Allamano já era considerado como beato  | Foto: Divulgação/CNBB
Padre José Allamano já era considerado como beato | Foto: Divulgação/CNBB

O papa Francisco proclamou, neste domingo (20), durante a Missa na Praça de São Pedro, a canonização (santificação) do italiano padre italiano José Allamano, que já havia sido proclamado como beato pelo Vaticano. Ao religioso foi atribuído um milagre que teria ocorrido na Amazônia brasileira. O novo santo da Igreja Católica é fundador da congregação dos Missionários da Consolata.

Conforme a organização Consolata América, o milagre que motivou a canonização ocorreu em 1996, em de Roraima. Naquela época, o indígena yanomami Sorino, que vivia na Missão Catrimani, foi atacado por uma onça na floresta e teve um grave ferimento na cabeça.

O jovem foi atendido inicialmente por missionários da Consolata e levado ao hospital de Boa Vista (capital do Estado) para ser operado. Na ocasião, um grupo de missionários teria invocado o padre José Allamano pela recuperação dele. Fato que se realizou logo em seguida, fazendo com que o indígena retornasse à comunidade.

14 novos santos

No mesmo ato, Francisco canonizou outros 13 religiosos como santos católicos: Irmão Manuel Ruiz Lopez e sete companheiros, Francisco, Mooti y Rafael Massabki, José Allamano, Irmã Paradis Marie Leonie e a Irmã Elena Guerra.

“São discípulos do Evangelho. Ao longo da história conturbada da humanidade, foram servos fiéis, homens e mulheres que serviram no martírio e na alegria”, destacou o sumo pontifice.