CHUVARADA

Vídeo: ponte construída com doações é levada pela força do Rio Caí, em Feliz

A estrutura provisória foi construída pelo Grupo Reconstruindo Conexões que esteve à frente do projeto de pontes baixas.

Vídeo: ponte construída com doações é levada pela força do Rio Caí, em Feliz
Vídeo: ponte construída com doações é levada pela força do Rio Caí, em Feliz

Vale do Caí - A Ponte FelizCidade, inaugurada em 12 de outubro com verba oriunda de doações da comunidade, foi levada pela força do Rio Caí nesta quinta-feira (2). As fortes pancadas de chuva que caíram em Caxias do Sul e região desde o dia 1° aumentaram o nível do rio no Vale do Caí, que submergiu a estrutura e literalmente levou parte da via. A estrutura provisória foi construída pelo Grupo Reconstruindo Conexões que esteve à frente do projeto de pontes baixas.

A ponte era a única – mesmo que provisória – ligação para veículos pesados entre as comunidades de Picada Cará e Arroio Feliz. Agora, condutores de caminhões, por exemplo, precisam trafegar cerca de 20 quilômetros a mais para o trajeto entre Feliz e Nova Petrópolis usando o percurso via Vale Real (RS-452 e BR-116) ou Bom Princípio como alternativa. Veículos leves conseguem passar pela Ponte de Ferro, no Centro de Feliz.

A queda da ponte FelizCidade também compromete a ligação com a cidade de Linha Nova por meio da RS-452 para a VRS-843, gerando impacto logístico regional. A Ponte do Bananal, no Vale Real, também ficou submersa.

Em Caxias, protesto na Vila Cristina

Um protesto realizado no km 170 da BR-116, próximo à Vila São Pedro, na localidade de Vila Cristina, em Caxias do Sul, bloqueou o trânsito de veículos em ambos os sentidos da rodovia. A manifestação efetuada por volta das 14h desta quinta-feira (02) teve o objetivo de reivindicar a construção de uma nova ponte para garantir o acesso dos moradores à localidade. Com as chuvas, a estrutura fica totalmente submersa pela água, o que inviabiliza o acesso de moradores e aumenta o temor de que a estrutura se rompa totalmente.

A ponte atual, foi entregue à população em meados de setembro e foi fruto de um acordo entre o Ministério Público (MP) e o município. Porém, passados cerca de quatro meses desde a inauguração da ponte, a estrutura já apresenta rachaduras e fica abaixo do nível do Arroio Pinhal nos momentos de chuvas mais intensas.