O secretário de Logística e Transportes do Rio Grande do Sul, Juvir Costella, concedeu entrevista exclusiva ao Grupo RSCOM. Entre os temas abordados, ele falou sobre a reconstrução da Ponte de Santa Bárbara, na ERS-431, e outras obras de infraestrutura viária no estado.
Confira a entrevista completa – material gravado em 17 de abril
Ponte de Santa Bárbara
Segundo Costella, a reivindicação da comunidade pela reconstrução da ponte é “justa”. A estrutura foi destruída pela enchente de setembro de 2023. A ponte da ERS-431, que liga localidades como São Valentim do Sul, Santa Tereza, e Bento Gonçalves, será reconstruída com recursos dos governos federal e estadual — cerca de R$ 24 milhões da União e entre R$ 7 e R$ 8 milhões do Estado. O projeto enfrentou entraves burocráticos que atrasaram o início da obra.
“A aprovação do projeto executivo pelo Ministério da Integração e pela Defesa Civil Nacional levou mais de um ano”, destacou o secretário.
A empresa Vereda Engenharia, de Minas Gerais, foi a vencedora da licitação e já entregou parte do projeto executivo. No entanto, a obra ainda não começou porque falta a conclusão da sondagem do lado de Bento Gonçalves, etapa essencial para garantir a viabilidade técnica da construção. A empresa já foi notificada duas vezes por atraso e tem até o dia 25 de abril para entregar os dados restantes. A expectativa é iniciar os trabalhos em maio.
O prazo previsto para a conclusão da obra é de 18 meses, a partir do início da construção. A ponte será erguida no mesmo local da anterior, com estrutura reforçada e adequada a eventos climáticos extremos. Enquanto isso, o tráfego na região segue sendo feito por uma balsa instalada emergencialmente pelo governo estadual.
Outras obras
Durante a entrevista, Costella também mencionou a reconstrução da ponte entre Muçum e Roca Sales, que contou com recursos federais, estaduais e apoio da prefeitura local. A estrutura, que também serve à linha férrea, já foi reaberta à população. O secretário destacou que, mesmo com os desafios logísticos e burocráticos, o governo estadual tem entregado pontes maiores, enquanto muitas pequenas, sob responsabilidade municipal, ainda não foram reconstruídas.
Outro exemplo citado foi a ponte na ERS-130, entre Lajeado e Arroio do Meio. Assim como em Muçum, a estrutura foi restaurada com apoio de diferentes esferas de governo e agora oferece maior segurança à população.
Segundo Costella, todas as novas pontes estaduais estão sendo projetadas com largura de 10,40 metros e acostamento lateral em ambos os sentidos.
“Não estamos mais fazendo pontes estreitas, de mão única. São obras com foco em resiliência climática, preparadas para durarem 50, 100 anos”, afirmou.
Próximos passos
O secretário afirmou que o governo trabalha na reconstrução e recuperação de pontes destruídas e também na criação de rotas alternativas. Ele adiantou que novos projetos devem ser anunciados em breve, especialmente para a região do Vale do Taquari e RS-129.
Costella ainda mencionou o avanço na reconexão dos municípios isolados.
“Dos 62 municípios que estavam sem acesso municipal após as enchentes, já entregamos obras em 24. Temos 19 em andamento, outras oito com início previsto para este ano e mais 11 programadas até 2026”, concluiu.