FARROUPILHA
Foto: Prefeitura de Farroupilha/Divulgação

A Prefeitura de Farroupilha notificou 56 proprietários de veículos considerados abandonados em diferentes bairros do município. A ação foi realizada por uma força-tarefa envolvendo as secretarias de Gestão e Governo, Urbanismo e Meio Ambiente, e Obras e Trânsito, com apoio de moradores.

Do total de veículos identificados, 49 já não se encontram mais nos locais apontados. O bairro Primeiro de Maio concentrou o maior número de ocorrências, seguido pelos bairros Industrial, Monte Pasqual, Monte Verde, São José, Belvedere e Centro.

O processo de fiscalização começa com a denúncia ou identificação do veículo, seguida de vistoria técnica e consulta ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RS). Após a identificação do proprietário, é emitida uma notificação, e a Brigada Militar (BM) é acionada para realizar a remoção do automóvel.

Segundo o Código de Posturas Municipal, são considerados abandonados os veículos que permanecem em via pública por mais de dez dias sem placas, ou que apresentem sinais de inoperabilidade, ferrugem, acúmulo de lixo, vegetação ou ausência de número de chassi ou motor.

Após o recolhimento, os automóveis ficam armazenados por até 60 dias. Nesse período, os proprietários podem reaver os veículos mediante pagamento das taxas de remoção, estadia e multa. Caso não haja resgate dentro do prazo, os veículos são encaminhados para leilão público.

Denúncias sobre veículos abandonados podem ser feitas pela Ouvidoria Municipal, pelo telefone (54) 9 8404-5537.