A identificação precária das placas de “PARE” instaladas no bairro Medianeira, em Farroupilha, chama atenção de quem trafega por suas ruas e cruzamentos. Passando pelo local, diversas estruturas não apresentam a visibilidade adequada aos motoristas.
Em ao menos quatro vias que fazem cruzamento com a rua Beluno, a sinalização está defasada, em um deles, na rua Horizontina, o Pare está coberto pelos galhos de uma árvore. Outra placa precária fica na rua Padova, em seu cruzamento com a rua Trento. A ferrugem do material que deveria ser indicativo toma conta da estrutura.
Ao passar pelo bairro, fica evidente a necessidade da troca de placas, seja pela total falta de visibilidade, ou também pelo desgaste, caso presenciado pela reportagem de Leouve na rua Rovigo, esquina com a Avenida Veneza.
O bairro Medianeira faz uma importante ligação com a ERS-122, servindo como entrada e saída da rodovia estadual. Além disso, a Avenida Veneza e arredores abriga empresas, fazendo com que a movimentação seja intensa ao longo de todo o dia.
A placa de “PARE”, segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), tem a função de obrigar o condutor a parar totalmente o veículo em determinado ponto da via, para controlar o fluxo, reduzir riscos de colisão e garantir a observação do tráfego antes de prosseguir.
A reportagem tentou contato com a assessoria da Prefeitura de Farroupilha, a fim de saber se existe previsão para a manutenção das placas, mas não foi obtido retorno. Quando uma resposta for repassada, a matéria será atualizada.
Confira mais fotos de Eduardo Garcia/Grupo RSCOM.