No último sábado (27), o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, participou de um encontro em Buenos Aires com o CEO da Aerolíneas Argentinas, Fabián Lombardo, durante um almoço que ocorreu após a cerimônia de abertura da Feira Internacional de Turismo da América Latina (FIT).
Durante a reunião, foi anunciada a ampliação da frequência de voos diretos entre Porto Alegre e Buenos Aires, que passará de três para cinco voos semanais a partir de abril de 2026. O secretário de Turismo, Ronaldo Santini, e o deputado Frederico Antunes, líder do governo na Assembleia e presidente da Frente Parlamentar da Aviação, também estiveram presentes no encontro.
Esse anúncio representa um marco na retomada das operações que existiam antes da pandemia de Covid-19. Desde que a rota foi reativada em março de 2025, a companhia aérea tem operado quatro voos semanais, com partidas às segundas, terças, quintas e sábados.
A inclusão de voos aos domingos facilitará ainda mais o deslocamento de turistas que desejam aproveitar os finais de semana tanto no Rio Grande do Sul quanto na Argentina.
“Essa é uma grande notícia para os gaúchos e para os argentinos. A ampliação das frequências da Aerolíneas entre Porto Alegre e Buenos Aires vai impulsionar o turismo e a economia do nosso Estado, além de reforçar ainda mais a conexão com nossos vizinhos hermanos”, afirmou o governador Eduardo Leite.
A Argentina sempre foi o principal emissor de turistas internacionais para o Rio Grande do Sul, e a expansão da malha aérea deve solidificar ainda mais essa posição. A agenda do governador em Buenos Aires tem como objetivo promover o Estado como um destino turístico atrativo, além de estreitar laços com autoridades e lideranças do setor, visando expandir as conexões bilaterais.
Atualmente, a Aerolíneas Argentinas opera quatro voos diretos semanais entre Porto Alegre e o Aeroparque Jorge Newbery, em Buenos Aires. Com a confirmação da retomada para cinco frequências em 2026, o Estado volta a ter a mesma oferta que existia antes da pandemia, promovendo a integração regional e gerando novas oportunidades para os setores turístico e econômico.
O almoço também contou com a presença de figuras importantes, como o presidente da FIT, Andrés Deya, e a secretária-geral da ONU Turismo, Shaikha Al Nowais, a primeira mulher a ocupar o cargo, além de outras autoridades argentinas.