A ligação entre Cotiporã e Dois Lajeados será reestabelecida neste sábado (7), com a inauguração da nova ponte sobre o Rio Carreiro. A antiga estrutura foi destruída por uma enchente, em maio deste ano.
A reconstrução, viabilizada pelo Programa de Aceleração Pontes do Sul, foi realizada em pouco mais de quatro meses, sob a coordenação da Associação Caminhos do Vale e da Serra. A solenidade está marcada para as 10h30.
O custo da obra, estimado em R$ 3 milhões, foi financiado pela Câmara de Indústria, Comércio, Agronegócio e Serviços de Guaporé, em parceria com a Associação Caminhos do Vale e da Serra. A arrecadação de recursos contou com o apoio de diversas entidades e parceiros da região.
Segundo o idealizador do programa, engenheiro Jeferson Dal Bello, a ponte foi construída com aço e concreto, seguindo um modelo de execução acelerada.
“Nesta semana, estamos finalizando a fixação das travas, aplicando micro asfalto para acabamento da pista de rodagem e realizando a sinalização”, explicou Dal Bello.
Leia também: Após polêmica, engenheiros esclarecem obras da ponte entre Bento Gonçalves e Cotiporã
Com 90m de extensão e pista de 4m de largura, a nova estrutura utiliza a mesma metodologia adotada na ponte de Nova Roma do Sul, também liderada pela equipe do engenheiro.
“A partir do sucesso dessa obra, fomos procurados pela Associação, o que nos deixa felizes por contribuir com a recuperação do Rio Grande do Sul”, destacou.