A reconstrução da Ponte da Linha José Júlio, em Santa Tereza, teve início nesta segunda-feira (25), sete meses após sua queda, registrada em vídeo pela prefeita Gisele Caumo. O episódio, ocorrido na manhã de 30 de abril, ganhou repercussão nacional e internacional e tornou-se um símbolo dos danos causados pelas enchentes na Serra Gaúcha. A nova estrutura deverá ser concluída em cerca de 120 dias, com um custo estimado de R$ 4,1 milhões.
O projeto da ponte foi desenvolvido pela Progettare Engenharia e Assessoria e aprovado em junho pela Defesa Civil Nacional, após o cadastro do plano de trabalho pelo município. A execução ficou a cargo da empresa Cidade Projetos e Construções, vencedora da licitação. A obra contará com recursos federais.
Características da nova ponte
A nova ponte terá 72 metros de extensão, quase o dobro da antiga, que media 40,8 metros. Sua largura será ampliada de 4 metros para 7,3 metros, com uma pista de 6 metros e uma passarela para pedestres de 1,3 metro, inexistente na estrutura anterior. A capacidade de carga também será significativamente maior, passando para 45 toneladas, contra as 20 toneladas da ponte antiga.
A prefeita de Santa Tereza destacou a importância da obra para a comunidade.
“Quando perdemos pontes, perdemos elos. Esta ponte representava conexões de saúde, educação e economia, permitindo a logística entre a área urbana e comunidades do interior. Hoje, iniciamos uma obra robusta, que simboliza reconstrução, ressignificação e a força de nossa comunidade”, afirmou Gisele Caumo.
Relembre
Na manhã de 30 de abril, uma das cabeceiras da Ponte da Linha José Júlio foi destruída pelas águas do Arroio Marrecão, que atravessa Santa Tereza. A prefeita, alertada por um morador, foi ao local para avaliar a situação e gravar um vídeo informativo. Durante a filmagem, toda a estrutura foi arrastada pela correnteza, um momento que chocou os moradores e marcou um dos capítulos mais críticos da história recente da região. A ponte era fundamental para a ligação entre a área urbana, oito comunidades do interior e municípios do norte do estado.