COM ATRASO

Ponte da ERS-130, entre Lajeado e Arroio do Meio, deve ser parcialmente liberada neste sábado (5)

Previsão é que veículos leves possam cruzar o Rio Forqueta a partir do dia 5, com liberação total estimada para 8 de abril

A passagem de caminhões e veículos de carga segue prevista para a próxima terça (8) ou quarta-feira (9).
A passagem de caminhões e veículos de carga segue prevista para a próxima terça (8) ou quarta-feira (9). (Foto: Wesley Santos / EGR)

A travessia pela nova ponte sobre o Rio Forqueta, na ERS-130, entre Lajeado e Arroio do Meio, está próxima de ser parcialmente liberada. A expectativa da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) é que o tráfego de veículos leves seja permitido já neste sábado (5), marcando uma etapa importante na conclusão da obra.

Os trabalhos seguem em ritmo acelerado, com foco nos ajustes finais, como instalação da estrutura metálica e sinalização. Apesar dos avanços, ainda será necessário um bloqueio temporário na segunda-feira (7) para concluir parte da concretagem, que exige ao menos 12 horas de secagem.

Já a passagem de caminhões e veículos de carga segue prevista para a próxima terça (8) ou quarta-feira (9). A medida busca garantir segurança total durante o processo de finalização da estrutura.

Atrasos

A obra enfrentou atrasos por conta das chuvas, que, segundo a EGR, comprometeram etapas essenciais entre dezembro e março. Inicialmente prevista para ser entregue em 29 de março, a liberação total agora está estimada para o dia 8 de abril, quando devem ser concluídos todos os serviços de pavimentação, sinalização e instalação de placas.

Com 172 metros de extensão – 51 metros a mais que a antiga estrutura – e cinco metros mais alta, a nova ponte contará com duas faixas de rolamento e espaço para pedestres e ciclistas, ampliando a capacidade e a segurança da travessia entre os dois municípios.

LEIA TAMBÉM: Moradores cobram reconstrução de ponte e melhorias na ERS-431, em Bento Gonçalves

*Com informações de Grupo A Hora