As obras de reconstrução da ponte de Santa Bárbara, na ERS-431, entre Bento Gonçalves e São Valentim do Sul, começaram nesta segunda-feira (7). A antiga estrutura foi completamente destruída pelas enchentes de setembro de 2023, interrompendo o tráfego na rodovia e isolando comunidades da região.
Com a autorização de início assinada na última quinta-feira (3) pelo Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER-RS), as equipes já iniciaram a demolição e a remoção dos escombros da ponte antiga. O próximo passo será a execução das fundações da nova estrutura. A Vereda Engenharia, empresa sediada em Belo Horizonte, é a responsável pela execução do projeto.
Nova Ponte
A nova ponte terá 320 metros de extensão — 51 metros a mais do que a anterior — e contará com maior largura e capacidade de carga. O projeto também inclui a construção de novos acessos, totalizando 724 metros de intervenções viárias.
Desde que a antiga ponte foi destruída, a travessia passou a ser feita por balsa. Esta solução provisória tem gerado transtornos diários e dificultado o transporte de moradores e da produção agrícola.
Impacto regional e previsão de conclusão
A obra, com conclusão estimada para metade de 2026, é considerada estratégica para a mobilidade entre o Vale do Taquari e a Serra Gaúcha, além de ser fundamental para o escoamento da produção agrícola e vinícola da região. O investimento total é de R$ 31,3 milhões, com recursos provenientes dos governos federal e estadual.