Os moradores do bairro América, em Farroupilha, reivindicam melhorias no acesso as moradias via ERS-122. O tema é antigo, mas de suma importância para a comunidade, visto o alto risco que pedestres e motoristas correm ao tentar chegar no América.
O presidente do bairro América, Elio Luiz Hoff, salientou os perigos que são enfrentados pela população diariamente ao atravessar o também conhecido como ‘Trevo da Grendene’.
“Essa travessia entre o bairro América e o Centro da cidade é muito difícil. Toda vez é uma tranqueira. Você desce lá na Grendene para fazer o retorno, ele se torna difícil e hoje é o único lugar que tem. Quando se atravessa e vai acessar os bairros, as entradas são cheias de buracos. Para o pedestre é o caos atravessar, em horários de pico é muito perigoso. O movimento é intenso e não há espaço para atravessar, tem que atravessar as duas pistas correndo e se torna bastante difícil”, explicou.
Ele lembrou ainda que moradores de bairros como Industrial, Alvorada e Monte Pasqual também sofrem com as dificuldades com a travessia pela ERS-122. A solução, na visão de Hoff, seria a implementação de uma elevada, no entanto, segundo ele a hipótese parece improvável.
O local é ponto frequente de acidentes na rodovia de Farroupilha. Colisões graves já foram registradas no trecho, onde seguidamente pessoas ficam feridas.
A concessionária Caminhos da Serra Gaúcha (CSG) detém a concessão da rodovia, e caberia a mesma uma obra no local. Em contato com a assessoria, foi repassado a reportagem que melhorias no acesso serão feitas, porém sem especificar quais e nem mesmo quando elas vão ocorrer.