AMBIENTAL

Fepam analisa licenciamento de trem entre Porto Alegre e Gramado

Segundo o projeto, se todas as etapas forem cumpridas dentro dos prazos, a operação do trem deve começar até fevereiro de 2032

Se todas as etapas forem cumpridas dentro dos prazos, a licença prévia poderá ser emitida em abril de 2028. (Foto: Divulgação/Ministério dos Transportes)
Se todas as etapas forem cumpridas dentro dos prazos, a licença prévia poderá ser emitida em abril de 2028. (Foto: Divulgação/Ministério dos Transportes)

A primeira etapa do projeto para construção e operação do trem entre Porto Alegre e Gramado está em análise pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam). A expectativa é que essa análise do licenciamento dure até março de 2026.

O Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) do trem já foi aprovado pelo governo gaúcho. O contrato entre o governo do Estado e o consórcio SulTrens foi assinado em agosto. Depois desta etapa, vem a avaliação da licença prévia, que dirá se o projeto atende às condições ambientais.

Três traçados foram estudados e o caminho mais curto foi escolhido. Saindo da região do aeroporto Salgado Filho, o trem passaria por áreas rurais de Canoas, Esteio, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Parobé, Araricá, Nova Hartz e Santa Maria do Herval, chegando a Gramado.

Se todas as etapas forem cumpridas dentro dos prazos, a licença prévia poderá ser emitida em abril de 2028. Segundo o projeto, a construção deverá durar mais dois anos e nove meses, ou seja, até fevereiro de 2032. Com o final dos trabalhos, a linha passará por um período de seis meses de testes. A expectativa é que, ao final desta etapa, o sistema já esteja em operação normal.

A ideia é que a duração da viagem seja feita em pouco mais de uma hora. O sistema foi concebido para captar um mínimo de 10% dos turistas que sobem a Serra em direção a Gramado e Canela. Cada viagem poderá transportar até 250 passageiros.

Somente em desapropriações, o cálculo estimado indica que serão investidos 10% do total previsto para o desenvolvimento do projeto. Mas, o principal desafio será vencer os 800 metros de desnível da Serra. Para que o trem consiga passar pela região, a inclinação ocorrerá em um trecho de 12 quilômetros.

O investimento previsto é de R$ 4,5 bilhões e será executado com recurso 100% privado. A viagem entre Porto Alegre e Gramado já ocorreu no século passado. A linha férrea foi desativada em 1963.