A Defesa Civil Nacional autorizou o município de Travesseiro, no Rio Grande do Sul, a iniciar o processo de licitação para a construção de uma nova ponte sobre o Rio Forqueta. Com orçamento estimado em R$ 13,5 milhões, o projeto inclui o desmonte mecânico da estrutura destruída. A edificação de uma nova travessia é essencial para restabelecer a ligação entre Travesseiro e Marques de Souza.
A confirmação da autorização foi feita nesta quarta-feira (8) pelo prefeito Gilmar Luiz Southier. Apesar do avanço no processo, os recursos financeiros necessários para a execução da obra ainda não foram liberados.
De acordo com a prefeitura, o edital será publicado no site oficial do município dentro de 40 a 60 dias. Simultaneamente, serão realizados os trâmites para o licenciamento ambiental, exigência obrigatória antes do início das obras.
Leia também:
- Nova travessia entre Lajeado e Arroio do Meio tem fluxo liberado
- Reconstrução da Ponte Brochado da Rocha, em Muçum, deve ser finalizada em fevereiro
Histórico
Inaugurada em 2006, a ponte era uma conquista das duas comunidades, servindo como um elo para o transporte de pessoas e mercadorias. A estrutura, composta por sete pilares, seis vãos e 24 vigas de concreto, foi severamente danificada em maio de 2024, quando as fortes correntezas do Rio Forqueta destruíram dois pilares e três vãos, tornando-a inoperável.