A Prefeitura de Caxias do Sul levou ao Governo do Estado, nesta quinta-feira (5), uma série de reivindicações ligadas à mobilidade urbana e infraestrutura viária. Entre os pedidos estão a municipalização de um trecho da ERS-122, na região do bairro Desvio Rizzo e obras em acessos à Rota do Sol.
As demandas foram apresentadas em reuniões em Porto Alegre, com o secretário-chefe da Casa Civil, Artur Lemos, e com o diretor-geral do DAER, Luciano Faustino da Silva. Participaram dos encontros o vice-prefeito Edson Néspolo, o secretário de Planejamento e Parcerias Estratégicas, Marcus Vinicius Caberlon, e o deputado estadual Neri, o Carteiro.
Trecho da RS-122 pode passar à gestão municipal
Um dos principais pontos discutidos foi a possível municipalização de um trecho urbano da RS-122, próximo do acesso ao bairro Desvio Rizzo. A medida permitiria que o município execute obras de mobilidade e qualificação viária no local, hoje sob gestão estadual.
Também foi solicitado o capeamento asfáltico da Estrada Vicente de Menezes, que liga à Linha 40. A via é importante para o interior de Caxias e para o escoamento da produção agrícola e industrial da região.
Melhorias em oito acessos da Rota do Sol
Além disso, a comitiva caxiense levou ao Governo do Estado pedidos de melhorias em oito acessos da Rota do Sol. Os trechos são considerados críticos para a segurança e a fluidez do tráfego. Os pontos listados incluem: entrada do bairro Serrano, rua Atílio Andreazza, São Gotardo de Vila Seca, Santa Fé, Jardim das Hortênsias, Santo Homo Bom, Vila Seca e Criúva.
As obras reivindicadas envolvem desde pavimentação até ajustes de sinalização e segurança.