A Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul irá protocolar nesta quinta-feira, dia 08, projeto que visa alterar para às 08h30 o horário das sessões ordinárias que ocorrem nas terças, quartas e quintas-feiras, a partir de 2017.
Segundo o presidente da Mesa, Edi Carlos Pereira de Souza (PSB), a alteração do regimento interno foi sugerida por uma comissão de funcionários que apontou que, com a mudança do horário, haverá economia no legislativo.
“Eles apontam para nós que seria necessário mudar o horário da sessão. A gente entende que é para diminuir custos. Quando era mais tarde (17h), tínhamos um custo alto com horas extras. Hoje, ainda tem um certo custo. Então, reunimos os vereadores e a comissão alegou isso, além de vários itens”.
O parlamentar ressalta que os vereadores eleitos também estão a par sobre as possíveis alterações.
“Fizemos a reunião com os atuais e os vereadores eleitos, onde apresentamos a eles o projeto. Vai ser protocolado hoje (quinta), terça próxima (13) será lido na sessão, quarta (14) haverá a primeira votação e quinta (15) a segunda. Quem protocola é a mesa diretora, mas a ideia é de uma comissão responsável por mudanças no regimento interno. Cabe a todos os vereadores aprovarem ou não”, diz Edi.
A comissão é composta apenas por funcionários e nenhum vereador integra o grupo. Nove dos dez edis eleitos para a próxima legislatura estão cientes da mudança. Apenas Chico Guerra (PRB), não participou da reunião.
Em 2013 o horário havia sido alterado das 17h para às 15h45, como ocorre atualmente. Populares já se mobilizam contrários à proposição de troca de turno das sessões. Não há nenhuma previsão de suspensão ou alteração de horário para a realização das Sessões Solenes que, tradicionalmente, ocorrem no período da noite, fora do turno ordinário.
A última sessão ordinária do ano ocorre no próximo dia 15. Após o recesso, a nova legislatura deve retomar os encontros no dia 1º de fevereiro, mas a data ainda não foi oficializada.